Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] INTRODUCTION TO GAME THEORY AND MATHEMATICS IN SECONDARY EDUCATION

Título
[pt] INTRODUÇÃO À TEORIA DOS JOGOS E A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Autor
[pt] SILVIO BARROS PEREIRA

Vocabulário
[pt] TEORIA DOS JOGOS

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIA DOMINANTE

Vocabulário
[pt] MATRIZ DE GANHOS

Vocabulário
[pt] DILEMA DO PRISIONEIRO

Vocabulário
[pt] BARGANHA COM ULTIMATO

Vocabulário
[pt] SEQUENCIA DIDATICA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE MATEMATICA

Vocabulário
[en] GAME THEORY

Vocabulário
[en] DOMINANT STRATEGY

Vocabulário
[en] PAYOFF MATRIX

Vocabulário
[en] PRISIONER S DILEMA

Vocabulário
[en] ULTIMATUM GAME

Vocabulário
[en] DIDACTIC SEQUENCE

Vocabulário
[en] TEACHING OF MATHEMATICS

Resumo
[pt] O objetivo deste trabalho é aplicar a Teoria dos Jogos como elemento motivador no ensino da Matemática em turmas da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da cidade do Rio de Janeiro, que apresentam com grande frequência dificuldades no aprendizado desta disciplina. Construímos então uma sequência didática a ser realizada em sala de aula: apresentação de breve histórico da teoria, realização do jogo Dilema do Prisioneiro e posterior explicação sobre os resultados previstos pela teoria para este jogo, introduzindo os conceitos de matriz de ganhos e estratégia dominante. Em seguida foi aplicado um teste simples de auto-avaliação, para fixação dos tópicos apresentados anteriormente. Assumindo então que neste momento os alunos estão familiarizados com os conceitos mais simples da Teoria dos Jogos, realizamos em sala de aula o jogo Barganha com Ultimato, para posterior comparação de resultados com aqueles obtidos por Bianchi, Carter e Irons e Castro e Ribeiro.

Resumo
[en] The objective of this study is to apply Game Theory as a motivating element in the teaching of mathematics in those classes in the 3rd series of secondary education in the state schools of the city of Rio de Janeiro which have already frequently presented difficulties in learning this discipline. We construct a didactic sequence to be applied in the classroom: presentation of a brief history of the theory; the realisation of the game, the Prisoner s Dilema; and a subsequent explanation of the results predicted by Game Theory for this game, introducing the concepts of the result matrix and the dominant strategy. We then apply a simple self-assessment test in order to consolidate these topics. Once the students are familiarised with the basic concepts of Game Theory, we realise the Ultimatum Game in the classroom in order to compare the results with those obtained by Bianchi, Carter e Irons and Castro e Ribeiro.

Orientador(es)
DEBORA FREIRE MONDAINI

Banca
DEBORA FREIRE MONDAINI

Banca
LHAYLLA DOS SANTOS CRISSAFF

Banca
EDUARDO BARBOSA PINHEIRO

Catalogação
2015-03-03

Apresentação
2014-09-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24177@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24177


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF