Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] ETHICAL LEADERSHIP AND LMX (LEADER MEMBER EXCHANGE): AN ANALYSIS OF INDIVIDUAL PERFORMANCE

Título
[pt] ÉTICA NA LIDERANÇA E LMX (LEADER MEMBER EXCHANGE): UMA ANÁLISE SOBRE O DESEMPENHO INDIVIDUAL

Autor
[pt] JEANE RODRIGUES LUCENA NIEMEYER

Vocabulário
[pt] LIDERANCA ETICA

Vocabulário
[pt] CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Vocabulário
[pt] COMPROMETIMENTO COM A META

Vocabulário
[pt] DESEMPENHO INDIVIDUAL

Vocabulário
[pt] LMX

Vocabulário
[en] ETHICAL LEADERSHIP

Vocabulário
[en] ORGANIZATIONAL CITIZENSHIP

Vocabulário
[en] LMX

Resumo
[pt] Em um contexto marcado por crises políticas, sociais e econômicas, correntes teóricas acerca do tema Liderança assumem nova configuração ressaltando a relevância da ética e moralidade no processo de liderar. Diante do clima de medo e incerteza gerado por essas adversidades (NORTHOUSE, 2010), o grande desafio dos últimos tempos parece ser restabelecer a confiança, esperança e otimismo (AVOLIO e GARDNER, 2005). Este estudo analisou a influência da liderança ética sobre os funcionários no que diz respeito ao desempenho, comprometimento com a meta e cidadania organizacional através da qualidade da relação de troca entre o líder e seus subordinados (LMX). A pesquisa foi realizada em uma empresa multinacional de telecomunicações, com uma amostra de 161 vendedores e 15 gerentes de lojas. Os resultados indicam que há uma relação significativa da ética do líder com a qualidade do relacionamento com seus seguidores e consequente desempenho individual.

Resumo
[en] In a context marked by political, social and economic crisis, theoretical currents concerning the subject leadership assume new configurations standing out the relevance of the ethics and morality in the leadership process. Given the climate of fear and uncertainty generated bythese adversities (NORTHOUSE, 2010), the great challenge of the present tiem seems to be to reestablish confidence, hope and optimism (AVOLIO and GARDNER, 2005). This study analyzed the influence of ethical leadership on the performance of the workers, goal commitment and organizational citizenship through the quality of the relationship (LMX) established between the leader and his subordinate. The research was carried through in a multinational telecommunications company, with a sample of 161 salesmen and 15 store managers. The results indicate a significant relationship between the ethics of the leader and the quality of the relationship they have with their followers and consequent individual performance.

Orientador(es)
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS

Banca
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE

Banca
LUCIA BARBOSA DE OLIVEIRA

Catalogação
2015-01-21

Apresentação
2013-09-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23907@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23907@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23907


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF