Título
[pt] REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA INCLUSÃO EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DO PNLD
Autor
[pt] VANESSA LOGUE DIAS
Autor
[pt] MARIA EDILENE KOBOLT
Vocabulário
[pt] LINGUA ESTRANGEIRA
Vocabulário
[pt] INCLUSAO
Vocabulário
[pt] LIVROS DIDATICOS
Resumo
[pt] A partir da teoria sociocultural de Vygotsky (1984) e de estudos a respeito da inclusão na escola, procuramos identificar em duas coleções didáticas de língua estrangeira (a saber, inglês e espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático, se há atividades que conscientizam sobre as diferenças. Nos quatro livros da coleção de língua inglesa encontramos uma atividade que tratava das habilidades dos indivíduos com limitações físicas ou mentais e da inclusão destes nas práticas sociais. Já o material de espanhol não apresentou atividades sobre o tema. Entretanto, percebemos que há alguns momentos em que a inclusão poderia ser abordada. Considerando que as aulas de língua devem, também, formar cidadãos, concluímos que o tema da inclusão ainda precisa ser melhor explorado nos livros didáticos distribuídos nas escolas brasileiras.
Catalogação
2014-12-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23732@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.23732
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF