Título
[pt] AMOR E DESAFIOS: UM ESTUDO DOS POSICIONAMENTOS E AVALIAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DIANTE DE SUA PROFISSÃO
Autor
[pt] SUZANA DE CARVALHO BARROSO AZEVEDO
Vocabulário
[pt] DISCURSO
Vocabulário
[pt] SISTEMA DA AVALIATIVIDADE
Vocabulário
[pt] PROFESSORES DE INGLES
Vocabulário
[pt] LINGUISTICA SISTEMICO-FUNCIONAL
Resumo
[pt] Este artigo tem como foco o discurso de professores de inglês como língua estrangeira, buscando compreender como essas pessoas se posicionam discursivamente em relação ao magistério e quais avaliações sobre a profissão podem ser identificadas em seus discursos. O aporte teórico utilizado baseia-se nos princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004) e do Sistema da Avaliatividade (MARTIN, 2001; MARTIN e WHITE, 2005), perspectivas que concebem a linguagem como orientada para o uso e dotada de recursos que veiculam posicionamentos e atitudes frente aos fenômenos do mundo. Sendo assim, foram analisados textos escritos por professores de língua inglesa que atuam em diferentes contextos e níveis. As análises indicam que os professores assumem atitudes de afeto diante da atividade docente e avaliam negativamente o atual contexto educacional brasileiro.
Catalogação
2014-12-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23731@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.23731
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF