Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: A (NÃO) FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR E PRODUTOR DE TEXTOS-ENUNCIADO

Autor
[pt] JOSA COELHO DA SILVA IRIGOITE

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[pt] PRODUCAO TEXTUAL

Vocabulário
[pt] AULA DE PORTUGUES

Vocabulário
[pt] GENEROS DO DISCURSO

Resumo
[pt] Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de Dissertação cujo tema é a aula de Português, com foco em fatores que comprometem a formação dos alunos como leitores e produtores de textos-enunciado escritos em diferentes gêneros discursivos. O objetivo era identificar razões pelas quais as aulas de Português não acontecem no espaço escolar em estudo, em se tratando do ensino e da aprendizagem da leitura e da produção textual escrita. A tipificação da pesquisa constitui uma pesquisa-ação, com ancoragem etnográfica, cuja geração de dados partiu da inserção em uma escola estadual do município de São José/SC, nas aulas de Português de uma turma de primeiro ano do ensino médio. Tendo a aula de Português concebida como acontecimento (Geraldi, 2010) e como gênero discursivo (Matencio, 2001), conclui-se que essas aulas não aconteceram de fato por não haver engajamento por parte dos alunos.

Catalogação
2014-12-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23728@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.23728


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF