Título
[pt] MITOS CULTURAIS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E PERSPECTIVAS DA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO
Autor
[pt] AMANDA DINUCCI ALMEIDA B VELASCO
Vocabulário
[pt] APRENDIZAGEM
Vocabulário
[pt] MITOS CULTURAIS
Vocabulário
[pt] PROFESSOR
Resumo
[pt] O presente trabalho focaliza uma situação social híbrida. Trata-se da oficina de Língua Portuguesa do Centro Regional Integrado de Atendimento ao Adolescente (Criaa), um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os objetivos deste estudo são produzir uma reflexão acerca das crenças aparentes da responsável pela oficina sobre o papel do professor e considerar as perspectivas da aprendizagem evidenciadas na descrição do seu trabalho. Essa reflexão se dá à luz destes construtos teóricos: os apontamentos de Britzman (1986) acerca das expectativas comuns de como os professores devem agir nas sociedades ocidentais; e a contraposição da noção de input a de affordance elaborada por van Lier (2002). A metodologia de pesquisa escolhida para tratamento dos dados se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e interpretativa (DENZIN e LINCOLN, 2006).
Catalogação
2014-12-02
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23727@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.23727
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