Título
[pt] AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA ANÁLISE DE PROVAS DE NIVELAMENTO
Título
[en] READING SKILLS ASSESSMENT BASED ON ANALYSES OF LITERACY EXAMS
Autor
[pt] JUSINETE DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] PSICOLINGUISTICA
Vocabulário
[pt] LEITURA NA UNIVERSIDADE
Vocabulário
[pt] COMPREENSAO LEITORA
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO
Vocabulário
[en] PSYCHOLINGUISTIC
Vocabulário
[en] READING COMPREHENSION
Vocabulário
[en] LITERACY
Resumo
[pt] Neste trabalho, o foco é principalmente a interação entre leitor, texto, e resolução de questões de múltipla escolha, e como algumas características do texto podem ser utilizadas para se avaliar a dificuldade ou facilidade de compreensão leitora. Assim, a proposta da pesquisa é sugerir elementos para o estabelecimento de análise norteada por uma abordagem interacional, dentro da psicolinguística, acerca da compreensão leitora, a qual congrega resultados de análises computacionais e manuais da performance de alunos nas provas de nivelamento de português da PUC-Rio. Foram avaliadas cinco provas de múltipla escolha aplicadas semestralmente no período de 2009.2 a 2011.2. Os resultados apontam para um leitor que ingressa na universidade com competências leitoras ainda aquém do nível proficiente.
Resumo
[en] In this work, the focus is primarily the interaction between readers, texts, and multiple-choice questions, and how some of the text features can be used to assess the difficulty or ease of reading comprehension skill. Thus, the proposal of this research is to suggest elements for the establishment of an analysis driven by an approach on a interactionism basis, in the Psycholinguistics field, concerned with the comprehension text skills, which bring together computational and manual analysis of the students` performances in Portuguese proficiency tests in PUC-Rio. Five multiple-choice exams applied within 2009.2 and 2011.2 were analyzed. The data show that reader get into the university with low reading skills, which sort them into the less skilled readers category.
Orientador(es)
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
Banca
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES
Banca
TANIA MARA GASTAO SALIES
Banca
LUCIANA TEIXEIRA
Catalogação
2014-09-16
Apresentação
2013-09-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23460@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23460@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23460
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF CAPÍTULO 7 PDF CAPÍTULO 8 PDF CAPÍTULO 9 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF