Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A ECONOMICIDADE DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO: UMA ANÁLISE PARA O VAREJO BRASILEIRO

Título
[en] THE ECONOMY OF DISTRIBUTION CENTERS: AN ANALYSIS FOR THE BRAZILIAN RETAIL

Autor
[pt] ELIZABETH FREITAS RODRIGUES

Vocabulário
[pt] LOGISTICA

Vocabulário
[pt] REDE DE VAREJO

Vocabulário
[pt] CENTROS DE DISTRIBUICAO

Vocabulário
[en] LOGISTICS

Vocabulário
[en] RETAIL NETWORK

Vocabulário
[en] DISTRIBUTION CENTERS

Resumo
[pt] As grandes redes do varejo revolucionaram seus sistemas logísticos posicionando Centros de Distribuição – CDs – perto aos grandes centros urbanos. Esta estratégia possibilitaria mantê-los próximos aos pontos de venda para um rápido ressuprimento, por proporcionar condições favoráveis para lidarem mais facilmente com os problemas de tráfego crescente, que restringem o acesso dos grandes caminhões aos centros urbanos e, além disso, associado a um amplo espectro de motivos, visava à otimização dos processos logísticos. O presente estudo tem como objetivo mensurar os benefícios econômicos resultantes desta nova estratégia logística implementada por organizações de varejo na adoção de Centros de Distribuição. Estes ganhos estão relacionados com os seguintes fatores: (i) redução nos custos de transporte originados dos fornecedores, (ii) redução de custos operacionais e de estoque, (iii) liberação de espaço nobre nas lojas para a exposição de mercadorias e estacionamento, (iv) redução de mão de obra devido à centralização dos controles dos produtos recebidos, e (v) redução da incidência da falta de produto. Por outro lado, a cadeia de varejo internaliza alguns custos relativos à operação do Centro de Distribuição, como os custos operacionais do CD e os de transporte de mercadorias deste às lojas. Este estudo qualifica esses fatores apoiando-se em literatura científica e quantifica esses custos de maneira empírica.

Resumo
[en] Large retail chains have revolutionized their logistics systems positioning Distribution Centers - CDs - near large urban centers. This strategy would enable them to stay close to the outlets for a quick resupply, by providing favorable conditions in order to deal more easily with the growing traffic problems, which restrict access of large trucks to urban centers, and furthermore, associated with a wide spectrum of reasons, aimed to the optimization of logistics processes. The present study aims to measure the economic benefits of this new logistics strategy implemented by retail organizations in the adoption of Distribution Centers. These gains are related to the following factors: (i) reduction in transportation costs arising from suppliers, (ii) reduction of inventory and operating costs, (iii) release of prime space in stores for parking and display of goods, (iv)reduction of manpower due to the centralization of control of incoming goods, and (v) reduction of stock-outs. On the other hand, the retail chain internalizes some costs related to the operation of the distribution center, as operating costs, and freight from the CD to the stores. This study describes these factors relying on scientific literature and quantifies these costs empirically.

Orientador(es)
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO

Banca
PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL

Banca
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO

Banca
OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS

Banca
FERNANDO RAMOS CORREA

Catalogação
2014-08-19

Apresentação
2013-10-03

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23356@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23356@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23356


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF