Título
[pt] DE QUEM É O VESTIBULAR? A MÃE FRENTE À DIFERENCIAÇÃO DO FILHO
Título
[en] WHOSE IS THE ENTRANCE EXAM?: A MOTHER CONFRONTING THE DIFFERENTIATION OF THE CHILD
Autor
[pt] INALDA MARIA DUBEUX ANDRADE DE OLIVEIRA
Vocabulário
[pt] VESTIBULAR - PSICOLOGIA
Vocabulário
[pt] RELACIONAMENTO
Vocabulário
[pt] ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA
Vocabulário
[pt] FILHO
Vocabulário
[pt] MAE
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] ESCOLHA PROFISSIONAL
Vocabulário
[pt] FAMILIA
Vocabulário
[en] VESTIBULAR - PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] TEENAGER
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] SON
Vocabulário
[en] MOTHER
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] CAREER CHOICE
Vocabulário
[en] FAMILY
Resumo
[pt] A presente pesquisa teve como objetivo compreender os
sentimentos que as mães apresentam frente ao processo de
separação/individuação do filho (a), simbolizado pela
situação do vestibular, e analisar os possíveis efeitos que
eles têm na escolha vocacional/ocupacional dos filhos(as).
Participaram da pesquisa 8 mães, compreendidas na faixa
etária de 39 a 43 anos, que estavam vivenciando, pela
primeira vez, o vestibular de um filho. Através de
entrevistas semi-dirigidas buscou-se analisar as seguintes
dimensões: sentimentos predominantes frente à situação do
vestibular, percepção do processo de diferenciação do filho
(a), reações apresentadas frente às manifestações de
autonomia do filho(a), significado que o vestibular assume
para a mãe, possíveis relações entre a escolha profissional
da mãe e o momento vivido pelo filho(a) e a percepção, por
parte das mães, de possíveis mudanças em suas vidas a
partir do vestibular do filho(a). Cada entrevista foi
analisada como um estudo de caso independente e, em
seguida, foi estabelecida uma comparação entre as respostas
de todos os depoimentos nas dimensões pesquisadas. Observou-
se que o elevado nível de ansiedade apresentado pelas
depoentes frente à situação do vestibular constituía-se num
somatório de sentimentos relacionados à dificuldade de
elaborar o processo de separação/individuação do filho(a).
As mães tenderam a: 1) perceber os filhos(as) como
dependentes e imaturos; 2) a identificar-se com eles de
forma simbiótica e a negar a possibilidade de mudanças em
suas vidas diante da nova situação; 3) interferir
diretamente na escolha profissional dos filhos(as); 4)
atribuir ao vestibular o significado de vitória e
realização principalmente delas mesmas, demonstrando que se
sentem avaliadas em seu papel parental pelo desempenho dos
filhos(as). Concluiu-se que tal resistência à diferenciação
do jovem, influencia negativamente na possibilidade de
escolha profissional e na elaboração de um projeto
pessoal de vida por parte do adolescente. Foi salientado
que tal influência ocorre principalmente pelo momento que o
vestibular ocorre no Brasil, no qual o adolescente está
cronologicamente imaturo, o que contribui para dificultar o
processo de separação .
Resumo
[en] The purpose of the present research was to understand the nature of the feelings
demonstrated by mothers who are experiencing the separation/individuation process of an
adolescent son (daughter) as symbolized by the vestibular entrance exam and to analyze
the possible effect of these feelings on the vocational choice of their children. The study
had the collaboration of 8 mothers, ages between 39 to 43, which were going through the
vestibular situation for the first time. Using semi-directive interviews the research analyzed
the following dimensions: predominant feelings in face of the vestibular situation; the
mother s perception of the son s (daughter s) differentiation process; their reaction to
autonomy manifestations on the son s (daughter’s) part; the meaning the mother attributes to the vestibular; a possible relation between the mother s career choice and the moment the adolescent faces and the mother s perception of possible changes in her life as a result of the vestibular situation. Each interview was first analyzed as an individual case study and afterward they were all compared to each other in relation to the above mentioned dimensions. It was observed that the high level of anxiety the mothers demonstrated in face of the situation represented a sum of feelings related to the difficulty of elaborating the separation/individuation process in their children. Mothers tended to: 1) perceive their sons (daughters) as dependent and immature; 2) identify with the adolescents in a symbiotic manner of relation and to deny possible changes in their own lives in view of the new situation; 3) interfere directly in their son’s (daughter s) career choice; 4) perceive the vestibular situation as a victory or accomplishment mainly for themselves, instead of the adolescent s, which denoted how some mothers feel that they re valued by their children s performance. The research concluded that this resistance in face of the differentiation process interferes in a negative way in their children s career choices and contributes to difficult the elaboration of a personal life project by adolescents. It was empathized that such influence is mainly due to the moment when the vestibular takes place in Brazil, in which the adolescent is chronologically imature, fact that contributes to difficult the separation process.
Orientador(es)
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
ALBENISE DE OLIVEIRA LIMA
Banca
DULCE HELENA PENNA SOARES
Catalogação
2002-02-22
Apresentação
2000-02-22
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2307@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2307@2
Arquivos do conteúdo
DISSERTAÇÃO NA ÍNTEGRA PDF