Título
[en] LITERACY SYSTEM AND THE TEACHING OF PROJECTUAL FACTORS IN DESIGN
Título
[pt] SISTEMA DE LETRAMENTO E ENSINO DE FATORES PROJETUAIS
Autor
[pt] MARCOS BROD JUNIOR
Autor
[pt] LIGIA MEDEIROS
Autor
[pt] DANIEL QUINTANA SPERB
Vocabulário
[pt] DESIGN
Vocabulário
[pt] FATORES PROJETUAIS
Vocabulário
[pt] LETRAMENTO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] DESIGN
Vocabulário
[en] PROJECTIVE FACTORS
Vocabulário
[en] LITERACY
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] O presente artigo tem por objetivo propor para o ensino um Sistema de Letramento Fatores Projetuais, SLFP, por meio de princípios de gerenciamento de informações necessárias ao projeto. Utilizando-se de revisão bibliográfica, o gerenciamento se deu por meio do cruzamento de necessidades relacionadas ao Design, Desenho industrial com necessidades de ordem estratégica. Entende-se por necessidades relacionadas ao design os seis elementos que compõe os Fatores Projetuais, FP, propostos por Redig, 1977, bem como os nove propostos por Gomes, 2007. Entende-se por necessidades estratégicas os quatro elementos que compõe a Matriz SWOT, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O modelo SLFP se mostra apto a ser testado junto à comunidade acadêmica, fase esta, que se encontra em andamento.
Resumo
[en] A group of academics and artists, led by the poet Godofredo Iommi, Catholic University of Valparaiso, started a pioneering journey, travesía, around Latin America 47 years ago. This project, Amereida, sought to understand the space time relationship connected to experience by observing the work done, words used and forms adopted, architecture, painting, sculpture, design, philosophy and poetry. Our text describes this method and its impact on Design and Architecture teaching. The Taller Amereida has been applied to these days through periodic trips made by professors and students from the Escuela de Arquitectura y Diseno PUCV, throughout the region, including Brazil.
Catalogação
2014-04-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22795@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22795@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF