Título
[pt] MITIGAÇÃO DOS DANOS PELO CREDOR: APLICAÇÃO COM BASE NO DIREITO BRASILEIRO E NA CONVENÇÃO DE VIENA DE COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS - CISG
Autor
[pt] LUCAS MAYALL MORAIS DE ARAUJO
Vocabulário
[pt] DIREITO CIVIL
Vocabulário
[pt] CONVENCAO DE VIENA DE COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS
Vocabulário
[pt] CODIGO CIVIL
Vocabulário
[pt] MITIGACAO DE DANOS PELO CREDOR
Vocabulário
[pt] RESPONSABILIDADE CIVIL
Resumo
[pt] A presente monografia trata do dever de mitigação de danos imposto à parte credora de indenização por responsabilidade civil. Após um breve histórico, serão abordadas suas características gerais, o papel que o instituto tem a desempenhar no direito brasileiro e a sua aplicação com base na CISG.
Na última década, o tema ganhou relevância no Brasil, mesmo inexistindo norma expressa em nosso ordenamento jurídico a respeito. O fundamento de sua incorporação, à luz do entendimento doutrinário e jurisprudencial a respeito, é a boa-fé objetiva, da qual o dever de mitigar seria um dever anexo.
A recente adesão do Brasil à CISG amplia a importância do debate, pois a referida convenção tem por uma de suas características marcantes impor ao credor o dever de mitigar os próprios danos, inclusive de forma muito mais severa do que vem sendo aplicado no nosso país.
Assim, revela-se pertinente, neste momento, renovar a discussão a respeito do instituto da mitigação dos danos pelo credor, tanto pela aplicabilidade imediata que a convenção terá sobre os negócios internacionais de que forem empresários brasileiros quanto por sua crescente aplicação como dever anexo da boa fé.
Orientador(es)
GUILHERME VALDETARO MATHIAS
Catalogação
2014-02-18
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22528@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22528
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF