Título
[pt] A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA EM CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE TERCEIRO E QUARTO CICLOS
Autor
[pt] ELOARA TOMAZONI
Vocabulário
[pt] PRODUCAO TEXTUAL ESCRITA
Vocabulário
[pt] CONCEPCAO DOCENTE
Vocabulário
[pt] IDEARIO HISTORICO CULTURAL
Resumo
[pt] O tema do presente estudo é a produção textual escrita. Propomo-nos, à luz de teorizações do ideário histórico-cultural que tratam do tema na área da Linguística Aplicada, a descrever analiticamente concepções docentes no que se refere à importância da produção textual escrita nas aulas de Língua Portuguesa de terceiro e quarto ciclos. Os dados descritos analiticamente neste estudo foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com 47 professores de Língua Portuguesa em atividade nos terceiro e quarto ciclos em escolas da rede estadual de ensino situadas no município de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados apontam concepções docentes em que predominam reverberações do ideário histórico-cultural; tais reverberações, entretanto, se distinguem substancialmente dos pressupostos presentes em tal ideário, o que nos mostra a necessidade de ressignificações acadêmicas no que diz respeito à formação docente.
Catalogação
2014-01-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22432@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.22432
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF