Título
[en] CORPORATE IDENTITY AND DESIGN MANAGEMENT: PRE-DENOTING ASPECTS OF NESCAFÉ/NESTLE’S BRAND DOLCE GUSTO PRODUCT LINE IDENTIFICATION
Título
[pt] IDENTIDADE CORPORATIVA E GESTÃO DO DESIGN: ASPECTOS PRÉ-DENOTATIVOS DE IDENTIFICAÇÃO DA LINHA DE PRODUTOS DOLCE GUSTO DA MARCA NESCAFÉ/NESTLÉ
Autor
[pt] RICHARD PERASSI LUIZ DE SOUSA
Autor
[pt] LUIZ FERNANDO GONCALVES DE FIGUEIREDO
Autor
[pt] ALBERTO RIBEIRO PALMIERI
Autor
[pt] CAMILA DE CASSIA DAS DORES OGAVA
Autor
[pt] ERIK SILVA DOS SANTOS
Vocabulário
[pt] MORFOLOGIA DO DESIGN
Vocabulário
[pt] IDENTIDADE DA MARCA
Vocabulário
[pt] GESTAO DO DESIGN
Vocabulário
[pt] ESTILISTICA DO PRODUTO
Resumo
[pt] A identificação de marca é fortalecida pela identidade cromática e morfológica de uma linha de produtos. Primeiramente, o caráter denotativo do produto é determinado por elementos característicos de sua funcionalidade. Por exemplo, há elementos característicos em uma cafeteira elétrica diferenciando-a de um liquidificador. Isso denota visualmente sua funcionalidade, qualificando-a como cafeteira. Há diferentes projetos que variam o design das cafeteiras, mas também mantém os elementos funcionais que são característicos deste tipo de produto. Por outro lado, há variações estruturais, morfológicas e de tratamento estilístico, que distinguem e individualizam os produtos concorrentes das diferentes marcas. Isso caracteriza a variação dos elementos pré-denotativos do design que, também, atuam na identificação de uma linha de diferentes produtos da mesma marca, como acontece na linha de produtos Dolce Gusto da marca Nescafé/Nestlé.
Resumo
[en] Brand identification is strengthened by the chromatic and morphologic identity of a product line. Primarily, the product’s denoting character is determined by characteristic elements of its functionality. For instance, there are characteristic elements in an electric coffee maker that differ it from a blender. That denotes visually its functionality, qualifying it as a coffee maker. There are different projects that variate the design of coffee makers, but also keep the functional elements that are characteristic from these type of product. On the other hand, there are structural variations, morphological and of stylistic treatment, that distinguish and individualize the competing products from different brands. This characterizes the variation of pre-denoting elements of design that also act on the identification of a different product line from the same brand, as it happens on the Nescafé/Nestle’s brand Dolce Gusto line of products.
Catalogação
2013-12-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22417@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22417@2
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