Título
[pt] O DEVIDO PROCESSO LEGAL SUBSTANCIAL E A SUA APLICAÇÃO PELO STF
Autor
[pt] MARCELO OLIVEIRA BASTO
Vocabulário
[pt] ETICA
Vocabulário
[pt] CASO CONCRETO
Vocabulário
[pt] APLICACAO
Vocabulário
[pt] RAZOABILIDADE
Vocabulário
[pt] DEVIDO PROCESSO LEGAL SUBSTANCIAL
Vocabulário
[pt] DEVIDO PROCESSO LEGAL
Vocabulário
[pt] PRINCIPIO
Vocabulário
[pt] CIENCIA
Vocabulário
[pt] PROPORCIONALIDADE
Vocabulário
[pt] CONSTITUCIONALISMO
Resumo
[pt] O devido processo legal substancial é a vertente material do devido processo legal. Certo é que o devido processo legal no seu surgimento só era compreendido na sua vertente formal. Seja o devido processo legal formal, seja substancial, o que importa dizer PE que se difundiu pelo mundo jurídico ocidental.
O devido processo legal substancial se caracteriza pela aplicação do princípio da proporcionalidade. A ideia de princípio ao lado de outras normas foi sendo usada pelos legisladores e pelos tribunais, bem como foi sendo consolidada pela doutrina, o que deu surgimento a teorias sobre os princípios.
No que toca à proporcionalidade e à razoabilidade, percebe-se que muitas vezes foram e ainda são usados como sinônimos, sem, contudo, o serem. O princípio da proporcionalidade, por sua vez, se desdobra em três elementos, a adequação, a necessidade e a proporcionalidade, os quais devem ser levados em conta para a correta aplicação do instituto.
A aplicação do instituto pelo Judiciário deve ser avaliada desde as possibilidades da ciência lógica e técnica, passando pela questão da ética e desembocando nas questões e desafios do constitucionalismo contemporâneo. Eis o que foi feito. Valendo-se de quatro decisões escolhidas do STF, fez-se a avaliação das mesmas a partir de toas as questões levantadas anteriormente.
Orientador(es)
VICTORIA AMALIA DE BARROS CARVALHO GOZDAWA DE SULOCKI
Catalogação
2013-12-03
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22335@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22335
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF