Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] DISCRIMINAÇÃO DE PREÇOS DE PASSAGENS AÉREAS NO MERCADO BRASILEIRO

Título
[en] PRICE DISCRIMINATION IN THE BRAZILIAN AIRLINE MARKET

Autor
[pt] FABIO BRENER ROITMAN

Vocabulário
[pt] BEM-ESTAR

Vocabulário
[pt] DISPOSICAO A PAGAR

Vocabulário
[pt] DISPERSAO DE PRECOS

Vocabulário
[pt] DISCRIMINACAO DE PRECOS

Vocabulário
[pt] TRANSPORTE AEREO

Vocabulário
[en] WELL-BEING

Vocabulário
[en] PRICE DISPERSION

Vocabulário
[en] AIR TRANSPORT

Resumo
[pt] Nesta dissertação, estuda-se a discriminação de preços no transporte aéreo brasileiro. A base de dados, construída a partir das respostas dos passageiros na Pesquisa O/D, contém informações a que as companhias aéreas não têm acesso. Passageiros com maior renda e que viajam a trabalho pagam preços maiores, e o uso de vários controles nas regressões permite concluir que isso é explicado, em parte, por discriminação de preços. Desenvolve-se um modelo empírico de discriminação de preços, em que uma firma utiliza os atributos das passagens para prever a disposição a pagar dos consumidores e, assim, estabelecer os preços. Empregando as estimativas dos parâmetros do modelo, consideram-se cenários contrafactuais em que há restrições sobre a discriminação de preços. Em média, restringir a discriminação de preços geraria uma redução do excedente do consumidor da ordem de 10 por cento.

Resumo
[en] This dissertation studies price discrimination in the Brazilian airline market. The data used are from the O/D Survey, which involved interviews with passengers. This enables us to have in our data set information that airlines do not have. Business travelers and those with higher incomes pay higher prices. By including several controls in the regressions, we obtain evidence that this is due to price discrimination, at least to some extent. We develop an empirical model of price discrimination, in which a firm uses ticket attributes to predict consumers’ willingness to pay and thus sets its prices. The model’s estimated parameters are used to construct counterfactual scenarios where price discrimination is constrained. On average, restricting price discrimination would reduce consumer surplus by approximately 10 per cent.

Orientador(es)
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
JOAO MANOEL PINHO DE MELLO

Banca
LEONARDO BANDEIRA REZENDE

Banca
RONALDO SEROA DA MOTTA

Catalogação
2013-11-18

Apresentação
2013-03-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22277@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22277@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22277


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