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Título
[en] ADVERTISING CONSUMPTION: YOUTH RELATIONSHIPS WITH THE CONTEMPORARY MEDIA WORLD

Título
[pt] CONSUMO DE PROPAGANDA: A RELAÇÃO DOS JOVENS COM O UNIVERSO CONTEMPORÂNEO DAS MÍDIAS

Autor
[pt] JOAO RICARDO NOBRE MATTA

Vocabulário
[pt] PROPAGANDA

Vocabulário
[pt] CONSUMO DE MIDIA

Vocabulário
[pt] ASSIMILACAO DA PROPAGANDA

Vocabulário
[pt] JOVEM

Vocabulário
[en] ADVERTISING

Vocabulário
[en] YOUNG

Resumo
[pt] Este trabalho tem por objetivo explorar a forma pela qual o jovem brasileiro se relaciona e é impactado pela propaganda, levando-se em conta o cenário contemporâneo de abundância e cruzamento de meios e proliferação de informações. Pretendeu-se investigar a percepção desse segmento no que se refere aos diversos tipos de propaganda e suas estratégias, como por exemplo, as ações de merchandising, transmedia storytelling, propaganda multimeios, entre outros. A abordagemutilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa com um grupo de 15 jovens universitários, os quais foram entrevistados a respeito do tema proposto. Os resultados indicaram a necessidade que os sujeitos da pesquisa têm de externar um discurso pretensamente crítico, demonstrando um representativo grau de incômodo com o fato de poderem ser, de alguma forma, manipulados por ações publicitárias de qualquer ordem. Nesse sentido, percebeu-se que, mesmo em situações onde esse jovem concorda com a influência da propaganda, com o poder da TV ou com a força do consumo influenciando suas vidas, prefere externar algum distanciamento dessa realidade, colocando-se, em certa maneira, como imune a esses processos. Os resultados do trabalho circundam também aspectos relevantes de temas como as histórias inseridas nas propagandas, a mídia como objeto de consumo, a propaganda no mundo digital e a evolução e onipresença da mídia.

Resumo
[en] This paper aims to explore the manner in which young Brazilians relate to and are impacted by advertising, taking into account the contemporary scenario of media abundance and interconnection and the proliferation of information. Its intention was to investigate this segment s perception regarding the different kinds of advertising and strategies, for example, merchandising actions, transmedia storytelling and multi-media advertising, among others. The approach used was an exploratory qualitative study, interviewing a group of 15 young college students on the proposed theme. The results indicated the need subjects in the study have to express an allegedly critical discourse, demonstrating a representative degree of discomfort with the fact of being able to be, in a way, manipulated by all kinds of advertising actions. In this sense, it was perceived that even in situations in which the youths agreed with the influence of the advertising, the power of TV or the strength of consumption influencing their lives, they prefer to express a certain level of distance from this reality, in some ways placing themselves as being immune to these processes. The results of this paper also encompass relevant aspects of themes like the stories inserted in advertising, media as an object of consumption, advertising in the digital world and the evolution and omnipresence of media.

Orientador(es)
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Coorientador(es)
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO

Banca
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA

Catalogação
2013-10-29

Apresentação
2013-02-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22204@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22204


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