Título
[pt] A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES ABANDONADOS E INSTITUCIONALIZADOS FRENTE AO DESLIGAMENTO INSTITUCIONAL
Título
[en] THE EXPERIENCE OF ABONDONED AND INSTITUTIONALIZED ADOLESCENTS IN FACE OF BEING DISCONNECTED FROM THE INSTITUTION
Autor
[pt] SEVERINO RAMOS LIMA DE SOUZA
Vocabulário
[pt] MENORES INSTITUCIONALIZADOS
Vocabulário
[pt] ASSISTENCIA
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] RECIFE
Vocabulário
[pt] PSICOLOGIA CLINICA
Vocabulário
[pt] FUNDACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE
Vocabulário
[pt] MENORES ABANDONADOS
Vocabulário
[en] CHILDREN IN INSTITUTIONS
Vocabulário
[en] ASSISTANCE
Vocabulário
[en] ADOLESCENT PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] RECIFE
Vocabulário
[en] CLINICAL PSYCHOLOGY
Vocabulário
[en] FUNDACAO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE
Vocabulário
[en] HOMELESS CHILDREN
Resumo
[pt] Sabemos que muitas das crianças abrigadas em instituições para abandonados, infelizmente, não
serão beneficiadas pelos Programas de Colocação em Lar Substituto (guarda, tutela e adoção). Desse
modo, passam a viver na instituição até que completem a maioridade quando, inevitavelmente, terão
que ser desligadas.
Este estudo vem focalizar, portanto, a experiência de adolescentes abandonados e
institucionalizados frente ao desligamento institucional, em função da maioridade.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica onde buscamos trabalhar
com depoimentos de jovens que estão vivenciando o processo de desligamento. A partir da
perspectiva destes, estabelecemos uma discussão/reflexão em torno do significado/representação do
desligamento na vida dos adolescentes e do papel dos educadores no conjunto das práticas
institucionais, encaminhando-nos para possíveis alternativas que viabilizem processos de
desligamentos mais satisfatórios tanto para os adolescentes quanto para a equipe de profissionais que
com eles trabalham.
Resumo
[en] We are aware that the substitute home placement programs
(Keepers, guardianshipo
or adoption) will not, unfortunately, benefit many of the
children living in abandoned/child
institutions. For that reason, they remain at the
institution until they are legally of age
(majority), when they will be, inevitable, dismissed.
The present study focuses, therefore, on the experience of
abandoned and
institutionalized adolescents in face of being disconnected
from the institution due to
becoming legally adults. This will be a qualitative
research, based on the phenomenology
approach, analyzing depositions of teen-agers who are
experiencing the disconnection
process. Considering their perspective, we establish a
discussion/reflection on the
meaning/representation the adolescents have of the
institutional disconnection and on the
role played by the educators in the complex of
institutional practices. We point to possible
alternatives which will enable more satisfactory
disconnection processes for the
adolescents as well as for the professionals that work with
them.
Orientador(es)
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Orientador(es)
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Banca
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS
Banca
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO
Banca
MARIA LUISA SANDOVAL SCHMIDT
Banca
ANA LUCIA FRANCISCO
Catalogação
2002-01-23
Apresentação
2001-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF