Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] REAL-TIME LABEL VISUALIZATION IN MASSIVE MODELS OBJECTS

Título
[pt] VISUALIZAÇÃO DE RÓTULOS EM OBJETOS DE MODELOS MASSIVOS EM TEMPO REAL

Autor
[pt] RENATO DERIS PRADO

Vocabulário
[pt] ROTULOS VIRTUAIS

Vocabulário
[pt] PROGRAMACAO EM GPU

Vocabulário
[pt] VISUALIZACAO EM TEMPO REAL

Vocabulário
[pt] ROTULACAO DE SUPERFICIES

Vocabulário
[en] VIRTUAL LABELS

Vocabulário
[en] GPU PROGRAMMING

Vocabulário
[en] REAL TIME VISUALIZATION

Vocabulário
[en] SURFACE LABELING

Resumo
[pt] Rótulos virtuais são utilizados em aplicações de computação gráfica para representar informações textuais dispostas sobre superfícies geométricas. Tais informações consistem em nomes, numerações, ou outros dados relevantes que precisem ser notados rapidamente quando um usuário examina os objetos da cena. Este trabalho tem como foco os chamados modelos massivos, como modelos CAD (Computer Aided Design) de refinarias de petróleo, os quais possuem um grande número de primitivas geométricas cujo rendering apresenta um alto custo computacional. Em grandes projetos de engenharia, é desejável a visualização imediata de informações específicas de cada objeto ou de partes do modelo, as quais, se exibidas por meio de técnicas convencionais de texturização podem extrapolar os recursos computacionais disponíveis. Nesta dissertação desenvolvemos uma forma de exibir, em tempo real, rótulos virtuais com informações distintas, nas superfícies de objetos de modelos massivos. A técnica é implementada inteiramente em GPU, não apresenta perda significativa de desempenho e possui um baixo gasto de memória. Os objetos de modelos CAD são o foco principal do trabalho, apesar de a solução poder ser utilizada em outros tipos de objetos desde que suas coordenadas de textura sejam corretamente ajustadas.

Resumo
[en] Virtual Labels are used in computer graphics applications to represent textual information arranged on geometric surfaces. Such information consists of names, numbering, or other relevant data that need to be noticed quickly when a user scans the objects in the scene. This paper focuses on the so-called massive models, as CAD models (Computer Aided Design) of oil refineries, which have a large number of geometric primitives whose rendering presents a high computational cost. In large engineering projects, the immediate visualization of information specific to each object or parts of the model is desirable, which, if displayed by conventional texturing techniques can extrapolate the available computational resources. In this work we have developed a way to view, in real time, virtual labels with different information on the surfaces of objects in massive models. The technique is implemented entirely on the GPU, shows no significant loss of performance and low memory cost. CAD models objects are the main focus of the work, although the solution can be used in other types of objects once their texture coordinates are adjusted correctly.

Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
HELIO CORTES VIEIRA LOPES

Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
WALDEMAR CELES FILHO

Banca
ISMAEL HUMBERTO FERREIRA DOS SANTOS

Catalogação
2013-10-11

Apresentação
2013-04-05

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22146@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22146@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22146


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF