Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] EDUCATIONAL GAPS IN ENTERING INDUSTRIAL AUTOMATION VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING (TVET)

Título
[pt] GAPS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INGRESSO EM UM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Autor
[pt] DENISE CRISTINA CORREA DA ROCHA

Vocabulário
[pt] MATEMATICA

Vocabulário
[pt] GAP EDUCACIONAL

Vocabulário
[pt] AUTOMACAO INDUSTRIAL

Vocabulário
[pt] SAEB

Vocabulário
[pt] EDUCACAO PROFISSIONAL

Vocabulário
[en] MATHEMATICS

Vocabulário
[en] INDUSTRIAL AUTOMATION

Vocabulário
[en] PROFESSIONAL EDUCATION

Resumo
[pt] Este trabalho apresenta uma possibilidade de utilização dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, na criação de um diálogo entre a avaliação e o currículo da educação profissional. Surgiu da necessidade de identificar a distância entre os fundamentos matemáticos que os estudantes deveriam possuir, ao ingressar em um curso técnico de nível médio, e os conhecimentos, provenientes da educação básica, que possuíam de fato. Os parâmetros utilizados como referência para aferir os conhecimentos que os estudantes deveriam possuir ao término do ensino fundamental foram as matrizes de referência do Saeb. Com base na estrutura das matrizes de referência do Saeb e nos conhecimentos matemáticos indicados por especialistas do setor de automação industrial, como necessários para a realização de um curso técnico de nível médio nessa área, foi possível medir a distância entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos brasileiros, em média, ao final do ensino fundamental, e aqueles que seriam necessários para ingressar no curso técnico de automação industrial de nível médio. Essa distância entre os conhecimentos adquiridos e aqueles que os alunos deveriam possuir foi denominada de gap educacional.

Resumo
[en] This work have been born from the need to identify the gap between the mathematical foundations that students should have to join a Vocational Education and Training (TVET) course in industrial automation and the knowledge they have acquired in fact from basic education. The parameters used as a reference to measure the knowledge that students should possess at the end of primary school were the reference matrix in mathematics from the Sistema Nacional da Educação Básica - Saeb. This gap between the knowledge acquired and the one students should have been acquired is called educational gap.

Catalogação
2013-09-24

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF