Título
[en] EDUCATIONAL GAPS IN ENTERING INDUSTRIAL AUTOMATION VOCATIONAL EDUCATION AND TRAINING (TVET)
Título
[pt] GAPS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA INGRESSO EM UM CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO NO SETOR DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Autor
[pt] DENISE CRISTINA CORREA DA ROCHA
Vocabulário
[pt] MATEMATICA
Vocabulário
[pt] GAP EDUCACIONAL
Vocabulário
[pt] AUTOMACAO INDUSTRIAL
Vocabulário
[pt] SAEB
Vocabulário
[pt] EDUCACAO PROFISSIONAL
Vocabulário
[en] MATHEMATICS
Vocabulário
[en] INDUSTRIAL AUTOMATION
Vocabulário
[en] PROFESSIONAL EDUCATION
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta uma possibilidade de utilização dos dados do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, na criação de um diálogo
entre a avaliação e o currículo da educação profissional. Surgiu da
necessidade de identificar a distância entre os fundamentos matemáticos que
os estudantes deveriam possuir, ao ingressar em um curso técnico de nível
médio, e os conhecimentos, provenientes da educação básica, que possuíam
de fato. Os parâmetros utilizados como referência para aferir os conhecimentos
que os estudantes deveriam possuir ao término do ensino fundamental foram
as matrizes de referência do Saeb. Com base na estrutura das matrizes de
referência do Saeb e nos conhecimentos matemáticos indicados por
especialistas do setor de automação industrial, como necessários para a
realização de um curso técnico de nível médio nessa área, foi possível medir a
distância entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos brasileiros, em
média, ao final do ensino fundamental, e aqueles que seriam necessários para
ingressar no curso técnico de automação industrial de nível médio. Essa
distância entre os conhecimentos adquiridos e aqueles que os alunos deveriam
possuir foi denominada de gap educacional.
Resumo
[en] This work have been born from the need to identify the gap between the
mathematical foundations that students should have to join a Vocational
Education and Training (TVET) course in industrial automation and the
knowledge they have acquired in fact from basic education. The parameters
used as a reference to measure the knowledge that students should possess at the end of primary school were the reference matrix in mathematics from the
Sistema Nacional da Educação Básica - Saeb. This gap between the
knowledge acquired and the one students should have been acquired is called
educational gap.
Catalogação
2013-09-24
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22087@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF