Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] A LITERATURA NA FORMAÇÃO CULTURAL: A LITERATURA COMO MEDIADORA

Título
[en] THE READING ON CULTURAL FORMATION: LITERATURE AS A MEDIATOR

Autor
[pt] MARIA ANTONIETA SAMPAIO RODRIGUES

Vocabulário
[pt] LEITURA

Vocabulário
[pt] FORMACAO CULTURAL

Vocabulário
[pt] LEITOR

Vocabulário
[pt] MEDIACAO

Vocabulário
[en] READING

Vocabulário
[en] CULTURAL TRAINING

Vocabulário
[en] READERS

Vocabulário
[en] MEDIATION

Resumo
[pt] Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as oficinas literárias, integradas ao projeto do Segundo Turno Cultural, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação nas Escolas do Amanhã da cidade do Rio de Janeiro, inseridas num contexto maior, previsto no PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura). O projeto Segundo Turno Cultural oferece no contra turno oficinas culturais para escolas em área de risco na cidade do Rio de Janeiro. A condição de acontecer dentro do ambiente escolar, faz com que seja pertinente a verificação do trabalho de leitura de textos literários realizado pelas oficinas. A pesquisa trata dos leitores considerando as políticas públicas do livro e leitura; seguindo para questão da mediação da leitura literária e a formação do leitor no espaço escolar. A experiência literária das oficinas como possibilidade para entender o mundo e relacionar-se em diferentes contextos sociais.

Resumo
[en] My study aims to analyze the literary workshops, integrated to the project Second Cultural Shift, promoted by the Ministry of Culture in partnership with the Department of Education in the schools called Escolas do Amanhã located in Rio de Janeiro, embedded in a larger context, under PNLL (Book and Reading National Plan). The project Second Cultural Shift offers cultural workshops for schools in risk area in the city of Rio de Janeiro. The condition of moving within the school environment, makes it pertinent to check the work of literary reading texts held by the workshops. The research comes from readers considering public book and reading policy; following question to the mediation of literary reading and training the reader in school. The experience of literary workshops as possibility to understand the world and relate in different social contexts.

Orientador(es)
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA

Banca
NANCI GONÇALVES DA NÓBREGA

Banca
SANTINHO FERREIRA DE SOUZA

Catalogação
2013-09-16

Apresentação
2013-04-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22033@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22033


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF