Título
[pt] O AMBIENTE FACILITADOR E O AMADURECIMENTO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS APRESENTANDO DIFICULDADES DE ATENÇÃO NA ESCOLA
Título
[en] THE FACILITATING ENVIRONMENT: A ESTUDY WITH CHILDREN SHOWING ATTENTION PROBLEMS IN SCHOLL
Autor
[pt] RENATA CRISTINA FERREIRA NUNES
Vocabulário
[pt] IDENTIFICACAO
Vocabulário
[pt] DIALOGO
Vocabulário
[pt] FALTA DE ATENCAO
Vocabulário
[pt] FUNCAO DE ESPELHO
Vocabulário
[pt] REFERENCIAS CULTURAIS
Vocabulário
[pt] ATENCAO
Vocabulário
[pt] DIALOGISMO
Vocabulário
[en] IDENTIFICATION
Vocabulário
[en] DIALOGUE
Vocabulário
[en] LACK OF ATTENTION
Vocabulário
[en] MIRROR FUNCTION
Vocabulário
[en] CULTURAL REFERENCES
Vocabulário
[en] ATTENTION
Vocabulário
[en] DIALOGISM
Resumo
[pt] Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma prática de estimulação através de atividades lúdicas, realizada com grupos de crianças que apresentavam um sintoma de dificuldade de atenção em atividades escolares. A pesquisa teórica teve por finalidade buscar bases para fundamentar o trabalho, considerando-se as referências culturais da atualidade e as influências que o diálogo e a relação de identificação com os profissionais envolvidos proporcionaram a essas crianças. Atenção e a falta dela foram os focos desta pesquisa.
Resumo
[en] This dissertation presents a reflection on the practice of stimulation through play activities, conducted with groups of children who presented a lack of attention as a common symptom in school activities. The theoretical research aimed to seek bases to support a group work with children, considering the current cultural references and influences that dialogue and relationship identification with the professionals involved have provided to these children. Attention and the lack of it were the focus of this research.
Orientador(es)
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT
Banca
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO
Banca
MARIA VITORIA CAMPOS MAMEDE MAIA
Catalogação
2013-09-04
Apresentação
2013-03-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21983@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21983@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21983
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF