Título
[pt] BASES DO CONTRATO PSICOLÓGICO DE PROFISSIONAIS ATUANTES EM EMPRESAS DE ALTA PERFORMANCE
Título
[en] BASIS OF PSYCHOLOGICAL CONTRACT OF HIGH PERFORMANCE COMPANIES’ PROFESSIONALS
Autor
[pt] DIANA REBELLO NEVES
Vocabulário
[pt] CONTRATO PSICOLOGICO
Vocabulário
[pt] SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTA PERFORMANCE
Vocabulário
[pt] RELACOES DE TRABALHO
Vocabulário
[en] PSYCHOLOGICAL CONTRACT
Vocabulário
[en] LABOR RELATIONSHIPS
Resumo
[pt] Este trabalho tem como objetivo entender as bases do contrato psicológico estabelecidas entre trabalhadores e empresas de alta performance, no atual cenário em que as relações de trabalho estão cada vez mais pautadas em uma dedicação intensa à organização e ao aumento da jornada de trabalho, para muito além das oito horas contratuais. Buscou-se entender o que atrai esses profissionais às empresas consideradas de alta performance; o que essas empresas oferecem aos funcionários, de forma explícita e, principalmente, implícita, que as tornam atraentes para os mesmos. Para fundamentar teoricamente o trabalho foi realizada uma revisão da literatura acerca de temas como o contrato psicológico, sistemas e práticas de trabalho relacionados à alta performance, bem como sobre os impactos positivos e negativos gerados pela alta performance (como, por exemplo, a intensificação do trabalho). Para alcançar os objetivos do trabalho realizou-se uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas com doze funcionários de empresas privadas cujo modelo de gestão fosse fortemente pautado em valores de alta performance. Os resultados das entrevistas foram analisados à luz da literatura consultada, buscando-se entender quais as bases das relações de troca entre os entrevistados e as empresas nas quais atuam. Os resultados da análise indicam que, embora boa parte dos profissionais aprecie as atividades realizadas em seu trabalho, os custos atrelados à alta performance são consideráveis, impactando na vida pessoal destas pessoas e prejudicando muitas vezes a relação familiar.
Resumo
[en] This study aims at understanding the basis of the psychological contract between employees and high performance organizations in the current scenario where labor relations are increasingly linked to an intense dedication to the organization and to an increase of the workload far beyond eight o clock contract. We sought to understand what attracts these professionals to companies considered to be high performance ones, what these companies offer to employees, explicitly and, primarily, implicit, that make these organizations attractive to them. The theoretic basis of the work lies on a literature review on topics such as the psychological contract, systems and work practices related to high performance, as well as the positive and negative impacts generated by high performance (eg, intensification of work). To achieve the objectives of the work we carried out a qualitative study with semi-structured interviews with twelve employees of private companies whose management style was strongly based on values of high performance. The results of the interviews were analyzed according to the literature, seeking to understand what the basis of exchange relations between the respondents and the companies in which they operate. The results of the analysis indicate that although most of the professionals enjoy the activities they carry out in their work, the costs linked to high performance are significant, impacting their personal lives and many times affecting the family relationship.
Orientador(es)
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Banca
ANA HELOISA DA COSTA LEMOS
Banca
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA
Banca
FILIPE JOAO BERA DE AZEVEDO SOBRAL
Catalogação
2013-08-23
Apresentação
2013-03-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21920@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21920@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21920
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF