Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] GRÁFICA DE RUA: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NA CULTURA VISUAL DE RUA DO RIO DE JANEIRO

Título
[en] STREET GRAPHIC: STRATEGIES AND TACTICS ON THE STREET VISUAL CULTURE OF RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] PEDRO SANCHEZ CARDOSO

Vocabulário
[pt] GRAFITE

Vocabulário
[pt] CONFLITO TERRITORIAL

Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS VISUAIS

Vocabulário
[pt] PAISAGEM URBANA

Vocabulário
[pt] ARTE PUBLICA

Vocabulário
[pt] APARATO VISUAL

Vocabulário
[pt] ARTE DE RUA

Vocabulário
[pt] CULTURA VISUAL

Vocabulário
[pt] GRAVURA

Vocabulário
[pt] CARTAZ

Vocabulário
[en] GRAFFITI

Vocabulário
[en] TERRITORIAL CONFLICT

Vocabulário
[en] VISUAL STRATEGIES

Vocabulário
[en] URBAN LANDSCAPE

Vocabulário
[en] PUBLIC ART

Vocabulário
[en] VISUAL APPARATUS

Vocabulário
[en] STREET ART

Vocabulário
[en] VISUAL CULTURE

Vocabulário
[en] PRINTMAKING

Vocabulário
[en] POSTER

Resumo
[pt] Gráfica de rua – estratégias e táticas na cultura visual de rua do Rio de Janeiro é uma investigação sobre o campo da cultura visual de rua. Neste trabalho, observamos uma pluralidade de manifestações visuais – cartazes de lambe-lambe, pixações, grafites, outdoors, banners, impressos volantes, entre outros – objetos que se inserem em um universo dos impressos e através dos quais diversos agentes procuram se fazer representar no espaço público, apropriando-se da rua como um aparato visual. Compreendemos a rua como o lugar de um conflito territorial – uma disputa que se dá no espaço e se manifesta no plano das imagens, através da manipulação, do acúmulo e da sobreposição de indícios visuais. Propomos a noção de capital visual como uma abordagem para as estratégias e táticas de visibilidade levadas adiante pelos diferentes agentes na disputa de poder de que a rua é lugar.

Resumo
[en] Street Graphic - strategies and tactics on the street visual culture of Rio de Janeiro is a reflection is an investigation about the street visual culture. In this work, we observe the plurality of visual manifestations, such as grafities, billboards, banners, flyers, among others. Objects that are part of the universe of printed forms and through which different agents seek to be represented in public space, by appropriating the street as a visual apparatus. We understand the street as a place of territorial conflict - a dispute that happens in space and manifests in images, through the manipulation, accumulation and overlap of visual clues. We propose the notion of visual capital as an approach to the strategies and tactics of visibility taken forward by the various players in the power struggle that happens in the street.

Orientador(es)
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
RAFAEL CARDOSO DENIS

Banca
JOAO MASAO KAMITA

Banca
PAULO KNAUSS DE MENDONCA

Banca
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO

Banca
JOAQUIM MARCAL FERREIRA DE ANDRADE

Catalogação
2013-08-06

Apresentação
2012-08-28

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21842@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21842@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21842


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF