Título
[pt] GRÁFICA DE RUA: ESTRATÉGIAS E TÁTICAS NA CULTURA VISUAL DE RUA DO RIO DE JANEIRO
Título
[en] STREET GRAPHIC: STRATEGIES AND TACTICS ON THE STREET VISUAL CULTURE OF RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] PEDRO SANCHEZ CARDOSO
Vocabulário
[pt] GRAFITE
Vocabulário
[pt] CONFLITO TERRITORIAL
Vocabulário
[pt] ESTRATEGIAS VISUAIS
Vocabulário
[pt] PAISAGEM URBANA
Vocabulário
[pt] ARTE PUBLICA
Vocabulário
[pt] APARATO VISUAL
Vocabulário
[pt] ARTE DE RUA
Vocabulário
[pt] CULTURA VISUAL
Vocabulário
[pt] GRAVURA
Vocabulário
[pt] CARTAZ
Vocabulário
[en] GRAFFITI
Vocabulário
[en] TERRITORIAL CONFLICT
Vocabulário
[en] VISUAL STRATEGIES
Vocabulário
[en] URBAN LANDSCAPE
Vocabulário
[en] PUBLIC ART
Vocabulário
[en] VISUAL APPARATUS
Vocabulário
[en] STREET ART
Vocabulário
[en] VISUAL CULTURE
Vocabulário
[en] PRINTMAKING
Vocabulário
[en] POSTER
Resumo
[pt] Gráfica de rua – estratégias e táticas na cultura visual de rua do Rio de Janeiro é uma investigação sobre o campo da cultura visual de rua. Neste trabalho, observamos uma pluralidade de manifestações visuais – cartazes de lambe-lambe, pixações, grafites, outdoors, banners, impressos volantes, entre outros – objetos que se inserem em um universo dos impressos e através dos quais diversos agentes procuram se fazer representar no espaço público, apropriando-se da rua como um aparato visual. Compreendemos a rua como o lugar de um conflito territorial – uma disputa que se dá no espaço e se manifesta no plano das imagens, através da manipulação, do acúmulo e da sobreposição de indícios visuais. Propomos a noção de capital visual como uma abordagem para as estratégias e táticas de visibilidade levadas adiante pelos diferentes agentes na disputa de poder de que a rua é lugar.
Resumo
[en] Street Graphic - strategies and tactics on the street visual culture of Rio de Janeiro is a reflection is an investigation about the street visual culture. In this work, we observe the plurality of visual manifestations, such as grafities, billboards, banners, flyers, among others. Objects that are part of the universe of printed forms and through which different agents seek to be represented in public space, by appropriating the street as a visual apparatus. We understand the street as a place of territorial conflict - a dispute that happens in space and manifests in images, through the manipulation, accumulation and overlap of visual clues. We propose the notion of visual capital as an approach to the strategies and tactics of visibility taken forward by the various players in the power struggle that happens in the street.
Orientador(es)
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO
Banca
RAFAEL CARDOSO DENIS
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
PAULO KNAUSS DE MENDONCA
Banca
OTAVIO LEONIDIO RIBEIRO
Banca
JOAQUIM MARCAL FERREIRA DE ANDRADE
Catalogação
2013-08-06
Apresentação
2012-08-28
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21842@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21842@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21842
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF