Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] OFICINA-ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO: INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN A PUBLIC ARTS SCHOOL

Título
[pt] OFICINA-ESCOLA DE ARTES DE NOVA FRIBURGO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ARTES

Autor
[pt] ELIANE JORDY IUNG

Vocabulário
[pt] CIDADANIA

Vocabulário
[pt] ENSINO DE PROJETO DE DESIGN

Vocabulário
[pt] ARTE-EDUCACAO

Vocabulário
[pt] INTERDISCIPLINARIDADE

Vocabulário
[pt] METODOLOGIA

Vocabulário
[pt] MEMORIA

Vocabulário
[en] CITIZENSHIP

Vocabulário
[en] TEACHING DESIGN PROJECT

Vocabulário
[en] ARTEDUCATION

Vocabulário
[en] INTERDISCIPLINARITY

Vocabulário
[en] METHODOLOGY

Vocabulário
[en] MEMORY

Resumo
[pt] Esta dissertação apresenta o processo de criação e parte da história da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como eixo de ação ser um espaço dedicado ao ensino de arte para crianças e adolescentes de Nova Friburgo, cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro. Realizada em um Programa de Pós-graduação em Design, a presente pesquisa adquiriu uma perspectiva muito particular, inspirada por esse campo que tem por atividade a realização de projetos. A investigação teve por pano de fundo um aprofundamento teórico em torno das concepções de arte/educação, interdisciplinaridade, metodologia de projeto em design, políticas públicas e memória. Teve por base, entre outros, autores como Ana Mae Barbosa, Edgar Morin, Walter Benjamin, Lev Semenovitch Vigotski, Jorge Larrosa Bondía, Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi, Rita Couto, Sonia Kramer, destacando-os como interlocutores privilegiados. Como resultado da investigação empreendida, conclui-se que a Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, que tinha como propósito fazer um trabalho unindo a cultura e a educação, revelou-se mais ampla ao avançar no propósito da valorização das experiências distintas de todos os envolvidos, em um constante diálogo entre prática e reflexão, possibilitando transformações na expressão dos sujeitos da pesquisa e em seu entorno. O presente estudo pretendeu contribuir com o registro e sistematização da metodologia da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, para que outras experiências possam ser realizadas em práticas análogas.

Resumo
[en] This thesis will present the creation process and part of the history behind the Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, a space dedicated to teaching art to the children and teenagers of Nova Friburgo, a town in the interior of the state of Rio de Janeiro, Brazil. Held in a Graduate Program in Design, this research has acquired a very particular perspective, inspired by this field in which the activity is carried out through projects. The backdrop for this research was a study of the theories concerning the concepts of art/education, interdisciplinarity, project methodology, public policies, and memory. It based itself on such authors as Ana Mae Barbosa, Edgar Morin, Walter Benjamin, Lev Semenovitch Vigotski, Jorge Larrosa Bondía, Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi, Rita Couto, and Sonia Kramer, among others, highlighting them as privileged interlocutors. As a result of this research, it was concluded that the Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo, whose purpose was to join culture and education in the work done, proved to be wider-reaching, as it increasingly valued the different experiences of all of those involved, in a constant dialogue between practice and reflection, making transformations in the research subjects’ expression and surroundings possible. The present study aims to contribute to the documentation and systematization of the Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgos methodology, so that other such experiments may be carried out in analogous practices.

Orientador(es)
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Coorientador(es)
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Banca
RITA MARIA DE SOUZA COUTO

Banca
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Banca
LUIZA NOVAES

Banca
MARIA LUIZA SABOIA SADDI

Catalogação
2013-08-05

Apresentação
2012-04-02

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21837@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21837


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF