Título
[pt] A (IM)POSSÍVEL IDENTIDADE DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DISCURSIVO DAS FORMAS DE RESISTÊNCIA EM SALA DE AULA
Autor
[pt] VANIELE MEDEIROS DA LUZ
Vocabulário
[pt] RESISTENCIA
Vocabulário
[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA
Vocabulário
[pt] PODER
Vocabulário
[pt] IDENTIFICACAO
Resumo
[pt] Nosso propósito neste estudo é verificar e compreender formas de resistência que se manifestam durante o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI). O objeto de pesquisa é contextualizado a partir das bases teóricas da Análise de Discurso e dos Estudos Culturais. O corpus foi constituído por enunciados emitidos pelos alunos durante algumas situações de sala de aula e por enunciados formulados como resposta a perguntas de um questionário e de entrevistas. A interpretação dos dados permitiu concluir que embora os discursos dos aprendizes produzidos em situações de entrevistas e questionário reproduzam estereótipos inscritos na memória discursiva acerca da importância do ensino e aprendizado de LI, discursos e outras práticas produzidas revelam formas de resistência a esse aprendizado.
Catalogação
2013-08-01
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21829@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.21829
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF