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Título
[pt] ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E PROVÉRBIO: OS GÊNEROS DISCURSIVOS PELA NOVA RETÓRICA

Autor
[pt] CRISVANIA SANTOS

Vocabulário
[pt] GENERO DISCURSIVO

Vocabulário
[pt] PROVERBIO

Vocabulário
[pt] ANUNCIO PUBLICITARIO

Resumo
[pt] Há um consenso de que os provérbios sintetizam uma regra social ou moral transmitidas de geração em geração. O provérbio é compacto e fácil de ser memorizado. Considerando o seu funcionamento discursivo, este artigo objetiva analisar os efeitos de sentido causados pela sua reconstrução no gênero anúncio publicitário. Assim, foram selecionados três anúncios (um de cerveja, um de carro e outro de pneu) veiculados na Revista Veja, anunciados no período de 2002 a 2012. Os pressupostos teóricos são os de Miller (1994) e Bazerman (2005), representantes da Nova Retórica, que considera os gêneros como formas de ações sociais. Os resultados demonstram que a publicidade transgride os provérbios para comunicar novas mensagens a partir de enunciados convencionalmente aceitos pela população. Deste modo, seu discurso torna-se ainda mais persuasivo.

Catalogação
2013-07-31

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21818@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.21818


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