Título
[pt] DOIS PAVILHÕES EM EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX: IDEIAS DE UMA ARQUITETURA BRASILEIRA
Título
[en] TWO PAVILIONS AT INTERNATIONAL EXPOSITIONS OF THE 20TH CENTURY: IDEAS OF A BRAZILIAN ARCHITECTURE
Autor
[pt] MARCIA FURRIEL RAMOS GALVEZ
Vocabulário
[pt] MODERNIDADE
Vocabulário
[pt] EXPOSICAO INTERNACIONAL
Vocabulário
[pt] ARQUITETURA BRASILEIRA - SECULO XX
Vocabulário
[pt] ARQUITETURA NEOCOLONIAL
Vocabulário
[pt] PAVILHAO DE EXPOSICAO
Vocabulário
[pt] LUCIO COSTA
Vocabulário
[pt] HISTORIA DA ARQUITETURA
Vocabulário
[en] MODERNITY
Vocabulário
[en] INTERNATIONAL EXHIBITION
Vocabulário
[en] BRAZILIAN ARCHITECTURE - 20TH CENTURY
Vocabulário
[en] NEOCOLONIAL ARCHITECTURE
Vocabulário
[en] EXPOSITION S PAVILION
Vocabulário
[en] LUCIO COSTA
Vocabulário
[en] HISTORY OF ARCHITECTURE
Resumo
[pt] Dentro de determinado evento histórico, as Exposições Internacionais, foram selecionados para estudo dois projetos de pavilhão brasileiro, para a Exposição da Filadélfia em 1926 e a Exposição de Nova Iorque, em 1939, ambas nos Estados Unidos, de autoria do arquiteto Lucio Costa. Da análise do contexto cultural, da conformação do concurso público e por fim da composição do projeto, pretende-se conectar o tema da representação nacional - específica do programa de pavilhão - ao estudo do desenvolvimento do discurso da arquitetura brasileira em dois momentos distintos de sua história no século XX: o período neocolonial e o moderno. Sendo projetos de um mesmo arquiteto, que consolidou-se como um dos maiores representantes da profissão no Brasil, o estudo é feito de maneira a compreender a formação tanto de sua prática projetual, contemplando a apropriação das formas tradicionais de um passado colonial, como também do seu discurso teórico, discutindo arte e técnica no pensamento contemporâneo.
Resumo
[en] Within a given historical event, the International Expositions (also called World Fairs), two Brazilian s pavilions projects by architect Lucio Costa were selected for study, to the Philadelphia World Fair in 1926 and the New York World Fair in 1939, both in the United States. The analysis of the cultural context, the conformation of the architectural competition and finally the composition of the projects aims to connect the issue of national representation - program-specific of exposition pavilions - with the Brazilian architecture s discourse development in two different periods of its 20th century s history: the neo-colonial and modern period. As projects of the same architect, who has established himself as one of the greatest representatives of the profession in Brazil, the study is done in order to understand the formation of both his design practice, contemplating the appropriation of traditional forms of a colonial past, as well as his theoretical discourse, understanding art and technique in contemporary thought.
Orientador(es)
JOAO MASAO KAMITA
Banca
ANA LUIZA DE SOUZA NOBRE
Banca
JOAO MASAO KAMITA
Banca
JOSE SIMOES DE BELMONT PESSOA
Catalogação
2013-07-12
Apresentação
2012-09-14
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21750
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF