Título
[en] DISTANCE EDUCATION IN ADMINISTRATION COURSE: NEW STRATEGIES AND PERSPECTIVES IN APPLIED STATISTICS TEACHING
Título
[pt] EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: NOVAS ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA APLICADA
Autor
[pt] DAIELLY MELINA NASSIF MANTOVANI
Autor
[pt] MARIA APARECIDA GOUVÊA
Autor
[pt] ADRIANA BACKX NORONHA VIANA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
Vocabulário
[pt] MATERIAIS DIDATICOS DIGITAIS
Vocabulário
[pt] ENSINO DE ESTATISTICA
Vocabulário
[pt] ENSINO ELETRONICO
Vocabulário
[pt] COMUNICACAO ONLINE
Vocabulário
[en] DISTANCE EDUCATION
Vocabulário
[en] DIGITAL DIDATIC RESOURCES
Vocabulário
[en] STATISTICS TEACHING
Vocabulário
[en] E-LEARNING
Vocabulário
[en] ONLINE COMMUNICATION
Resumo
[pt] Este artigo tem como objetivo avaliar a utilização das ferramentas da educação a distância no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Para tanto, estudou-se uma disciplina semipresencial para a qual se disponibilizaram materiais didáticos digitais e realizaram-se interações via fórum, chat e correio eletrônico, além de enquetes. A maior parte dos estudantes acessou os textos e tutoriais disponibilizados; porém, o glossário foi pouco utilizado. Dentre as ferramentas de comunicação, houve intensa participação nos fóruns e correio eletrônico e baixa participação no chat. Houve participação da maioria dos alunos nas enquetes propostas. De forma geral, o uso da educação a distância foi bem-sucedido na disciplina abordada, o que mostra que o uso de tecnologia no ensino de estatística é viável e pode flexibilizar o processo educacional.
Resumo
[en] The article aims at evaluating tools of distance education in teaching Applied Statistics to Administration. It studies a semi-presence course that included digitalized didatic resources and interactions through forums, chats, emails and quizzes. Most of the students accessed the available texts and tutorials; the glossary however was little used. As far as the communications tools are concerned, there was intense participation in forums and emails; but a rare one in chat. There was also participation in quizzes by most of the students. In a general appraisal, the distance education resources were quite successful in the course. This evidences that technology use in Statistics teaching is viable and may turn more flexible its learning process.
Catalogação
2013-06-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21615@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21615@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF