Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA

Título
[en] LIFE STORIES AND GRADUATION IN DEGREE OF PEDAGOGY OF LAND COURSE

Autor
[pt] EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS

Autor
[pt] ANA LUCIA AGUIAR LOPES LEANDRO

Vocabulário
[pt] HISTORIA

Vocabulário
[pt] FAZERES

Vocabulário
[pt] SABER

Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA

Vocabulário
[pt] BIOGRAFIA

Vocabulário
[en] HISTORY

Vocabulário
[en] MAKINGS

Vocabulário
[en] KNOWLEDGES

Vocabulário
[en] EXPERIENCE

Vocabulário
[en] BIOGRAPHY

Resumo
[pt] Este trabalho é parte de uma pesquisa para a construção da dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem como objetivo principal refletir sobre como as histórias, os saberes, as experiências e os fazeres de alunos camponeses contribuíram para sua formação no curso de Licenciatura Pedagogia da Terra da UERN. Utilizamos o método (auto)biográfico em nosso estudo, considerando as narrativas de si como práticas de formação. Josso (2010,) Halbwachs (1990), Momberger (2008) subsidiaram as discussões no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos. As narrativas constroem saberes e fazeres da experiência, ancorados na cultura camponesa. Concebemos o campo como um espaço de possibilidades, de lutas e conquistas, defendendo uma educação fundamentada nos princípios culturais que se encontram no seio coletivo da comunidade campesina

Resumo
[en] This work is part of a research which have built the dissertation, developed in the Post-Graduate Education (POSEDUC) State University of Rio Grande do Norte/UERN. Its main objective is to reflect on how the stories, knowledge, experiences and makings of student peasants have contributed to their graduation in the Pedagogy of Land Degree Course of UERN. We used the (auto)biographical study method, considering the narratives of themselves as practical training. Josso (2010), Halbwachs (1990), and Momberger (2008) have sustained the discussions regarding the theoretical and methodological aspects. Narratives build knowledge and practice experience, anchored in the peasant culture. We conceive the country as a space for possibilities, struggles and conquests, defending an education grounded in the cultural principles that lie within the collective peasant community.

Catalogação
2013-06-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21607@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21607@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF