Título
[pt] HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA TERRA
Título
[en] LIFE STORIES AND GRADUATION IN DEGREE OF PEDAGOGY OF LAND COURSE
Autor
[pt] EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Autor
[pt] ANA LUCIA AGUIAR LOPES LEANDRO
Vocabulário
[pt] HISTORIA
Vocabulário
[pt] FAZERES
Vocabulário
[pt] SABER
Vocabulário
[pt] EXPERIENCIA
Vocabulário
[pt] BIOGRAFIA
Vocabulário
[en] HISTORY
Vocabulário
[en] MAKINGS
Vocabulário
[en] KNOWLEDGES
Vocabulário
[en] EXPERIENCE
Vocabulário
[en] BIOGRAPHY
Resumo
[pt] Este trabalho é parte de uma pesquisa para a construção da dissertação de
mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC)
da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem como objetivo
principal refletir sobre como as histórias, os saberes, as experiências e os fazeres de
alunos camponeses contribuíram para sua formação no curso de Licenciatura
Pedagogia da Terra da UERN. Utilizamos o método (auto)biográfico em nosso
estudo, considerando as narrativas de si como práticas de formação. Josso (2010,)
Halbwachs (1990), Momberger (2008) subsidiaram as discussões no que concerne
aos aspectos teórico-metodológicos. As narrativas constroem saberes e fazeres da
experiência, ancorados na cultura camponesa. Concebemos o campo como um
espaço de possibilidades, de lutas e conquistas, defendendo uma educação
fundamentada nos princípios culturais que se encontram no seio coletivo da
comunidade campesina
Resumo
[en] This work is part of a research which have built the dissertation, developed in the
Post-Graduate Education (POSEDUC) State University of Rio Grande do
Norte/UERN. Its main objective is to reflect on how the stories, knowledge,
experiences and makings of student peasants have contributed to their graduation in
the Pedagogy of Land Degree Course of UERN. We used the (auto)biographical
study method, considering the narratives of themselves as practical training. Josso
(2010), Halbwachs (1990), and Momberger (2008) have sustained the discussions
regarding the theoretical and methodological aspects. Narratives build knowledge
and practice experience, anchored in the peasant culture. We conceive the country as a space for possibilities, struggles and conquests, defending an education
grounded in the cultural principles that lie within the collective peasant community.
Catalogação
2013-06-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21607@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21607@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF