Título
[pt] O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NAS FAVELAS
Título
[en] THE ROLE OF THE PUBLIC SCHOOL IN THE FAVELAS
Autor
[pt] EDSON DINIZ NOBREGA JUNIOR
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ESCOLA PUBLICA
Vocabulário
[pt] FAVELA
Vocabulário
[pt] SOCIALIZACAO
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] PUBLIC SCHOOL
Vocabulário
[en] SLUM
Vocabulário
[en] SOCIALIZATION
Resumo
[pt] O presente artigo tem como principal eixo duas questões que dizem respeito às
escolas públicas localizadas nas favelas cariocas: papel da escola pública no
universo das favelas e a antinomia entre as lógicas socializadoras desenvolvidas
pela escola e pelas famílias de origem popular. A imbricação dessas questões
constitui desafio considerável à tarefa de elevar o nível de aprendizado das
crianças moradoras das favelas. Nesse sentido, o artigo percorre o surgimento
da favela como questão para a cidade do Rio de Janeiro, para, logo em
seguida, tratar das relações entre escolas, estudantes e suas famílias. Ao final,
procuramos apontar alguns caminhos possíveis para a superação da antinomia
entre as lógicas socializadoras da escola e das famílias populares. Mantemos
ainda a convicção de que a escola, para além do seu papel tradicional, pode
ajudar a reconhecer a favela como parte fundamental da cidade.
Resumo
[en] The main axis of this article is discussing two questions concerning the public
schools located in carioca slums: the public school role in the slum universe and
the antinomy between two socializing logics, one developed by the school and
the other by grassroots families. The interconnection of these questions
constitutes an important defy to the task of elevating the level of the children that
live in the slums. In these terms, the article makes a brief historical of the
emergence of the slums as a question to the Rio de Janeiro City; afterwards goes
on the relationship among the schools, the students and their families. At the end,
we try to point some possible ways to overcome the antinomy between the
socializing logic of the school and the one of the grassroots families. We maintain
also the conviction that the school, in addition to its traditional role, can help
recognizing the slum as a fundamental part of the city.
Catalogação
2013-06-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21606@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21606@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF