Título
[en] MOTIVATION FOR LEARNING IN PUBLIC SCHOOLS IN RIO DE JANEIRO
Título
[pt] MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO
Autor
[pt] CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA
Autor
[pt] GIOVANI CARDOSO ALVES
Vocabulário
[pt] MOTIVACAO
Vocabulário
[pt] ESCOLA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[en] MOTIVATION
Vocabulário
[en] SCHOOL
Vocabulário
[en] EDUCATION
Resumo
[pt] A finalidade deste artigo é conhecer como a motivação de alunos para o aprendizado
se relaciona com o contexto social e escolar. O artigo apresenta o instrumento
utilizado na pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais. As escalas de
motivação foram obtidas, utilizando as técnicas da teoria de resposta ao item não
paramétrica. As análises de variância realizadas produziram resultados que sugerem
um caminho para o entendimento de aspectos importantes da eficácia escolar, em
particular, a explicitação de características das escolas que promovem maior
motivação para o aprendizado entre seus alunos. Considerando as diferenças entre as
escolas dos diversos estratos em que a amostra foi dividida, observou-se que, nas
escolas pequenas perto de comunidades, os alunos apresentaram um maior nível
médio de motivação, tanto do tipo intrínseca como do tipo extrínseca. E ainda, no
extremo oposto, as escolas polo de mídia, que são escolas grandes e bem equipadas,
mostram entre seus alunos os maiores níveis de desmotivação. Esse resultado,
aparentemente contraditório, aponta para a importância da participação da
comunidade do entorno da escola na promoção da motivação.
Resumo
[en] This paper has the objective of knowing how students’ motivation for learning is related
to school characteristics and social context. The article presents the survey
questionnaire used in the research project Youth and Media: Educational and Social
Contexts. The motivation scales were obtained using the techniques of nonparametric
item response theory. The analysis of variance produced results which suggest a way
to understand important aspects of school effectiveness, in particular how to find which
characteristics of the schools promote greater motivation for learning among their
students. Considering the differences among the various strata of schools in which the
sample was divided it was observed that students in small schools near favelas had a
higher average level of motivation both of intrinsic and extrinsic types. And yet, at the
opposite extreme, schools with media centers, which are large and well equipped
schools, presented students with higher levels of demotivation. This seemingly contradictory result points to the importance of community involvement around the
school in promoting motivation.
Catalogação
2013-06-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF