Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] MOTIVATION FOR LEARNING IN PUBLIC SCHOOLS IN RIO DE JANEIRO

Título
[pt] MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS NO RIO DE JANEIRO

Autor
[pt] CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA

Autor
[pt] GIOVANI CARDOSO ALVES

Vocabulário
[pt] MOTIVACAO

Vocabulário
[pt] ESCOLA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[en] MOTIVATION

Vocabulário
[en] SCHOOL

Vocabulário
[en] EDUCATION

Resumo
[pt] A finalidade deste artigo é conhecer como a motivação de alunos para o aprendizado se relaciona com o contexto social e escolar. O artigo apresenta o instrumento utilizado na pesquisa Juventude e mídia: contextos escolares e sociais. As escalas de motivação foram obtidas, utilizando as técnicas da teoria de resposta ao item não paramétrica. As análises de variância realizadas produziram resultados que sugerem um caminho para o entendimento de aspectos importantes da eficácia escolar, em particular, a explicitação de características das escolas que promovem maior motivação para o aprendizado entre seus alunos. Considerando as diferenças entre as escolas dos diversos estratos em que a amostra foi dividida, observou-se que, nas escolas pequenas perto de comunidades, os alunos apresentaram um maior nível médio de motivação, tanto do tipo intrínseca como do tipo extrínseca. E ainda, no extremo oposto, as escolas polo de mídia, que são escolas grandes e bem equipadas, mostram entre seus alunos os maiores níveis de desmotivação. Esse resultado, aparentemente contraditório, aponta para a importância da participação da comunidade do entorno da escola na promoção da motivação.

Resumo
[en] This paper has the objective of knowing how students’ motivation for learning is related to school characteristics and social context. The article presents the survey questionnaire used in the research project Youth and Media: Educational and Social Contexts. The motivation scales were obtained using the techniques of nonparametric item response theory. The analysis of variance produced results which suggest a way to understand important aspects of school effectiveness, in particular how to find which characteristics of the schools promote greater motivation for learning among their students. Considering the differences among the various strata of schools in which the sample was divided it was observed that students in small schools near favelas had a higher average level of motivation both of intrinsic and extrinsic types. And yet, at the opposite extreme, schools with media centers, which are large and well equipped schools, presented students with higher levels of demotivation. This seemingly contradictory result points to the importance of community involvement around the school in promoting motivation.

Catalogação
2013-06-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21605@2


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF