Título
[pt] AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO À FORMAÇÃO DE UMA MENTALIDADE DEMOCRÁTICA: UM SINUOSO CAMINHO, AINDA COM CERTO RANÇO DE AUTORITARISMO
Título
[es] LAS CONTRIBUCIONES DE LA EDUCACIÓN A LA FORMACIÓN DE LA MENTALIDAD DEMOCRÁTICA: UN SINUOSO CAMINO, SOBRE EL QUE TODAVÍA TRANSITAN RESABIOS DE AUTORITARISMO
Título
[en] THE CONTRIBUTIONS OF EDUCATION TO THE FORMATION OF A DEMOCRATIC MENTALITY: A WIDING ROAD IN WHICH TRACES OF AUTHORITARIANISM STILL TRAVEL
Autor
[pt] ROBERTO GERARDO BIANCHETTI
Autor
[pt] BEATRIZ BERTA VEGA
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO POLITICA
Vocabulário
[pt] FORMACAO CIDADA
Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA
Vocabulário
[es] EDUCACION
Vocabulário
[es] EDUCACION POLITICA
Vocabulário
[es] FORMACION DEL CIUDADANO
Vocabulário
[en] EDUCATION
Vocabulário
[en] POLITICAL EDUCATION
Vocabulário
[en] CITIZEN FORMATION
Vocabulário
[en] DEMOCRACY
Resumo
[pt] Como a educação pode contribuir para a formação de uma mentalidade
democrática? Quais são as condições atuais da nossa democracia e que
importância adquirem as práticas educativas na sua consolidação? Esses são
alguns das perguntas que guiam o trabalho e que são resultado do interesse
em contribuir para a promoção das práticas democráticas nas instituições
educativas. As experiências históricas das nossas sociedades e as políticas
neoliberais aplicadas nos anos 1990 deixaram em evidência que os
comportamentos democráticos encontram-se enfraquecidos e que faz-se
necessário fortalecê-los, para evitar novas crises políticas, que terminam
prejudicando as maiorias sociais. Os adolescentes que egressam do ensino
médio são convocados a exercer a cidadania de forma quase imediata e, no
entanto, na maioria das instituições escolares desse nível de ensino, o
compromisso político não é valorizado, da mesma forma que não são criados
âmbitos de participação que permitam aos estudantes encontrar sentido para a
participação e o exercício democrático. As mentalidades democráticas não
são uma consequência de fatores genéticos hereditários, são fruto de
propostas intencionalmente orientadas a esse objetivo. Se o que se pretende é
chegar a ele, será necessário começar a reverter esse caminho, por mais
sinuoso que o mesmo seja.
Resumo
[en] How can education contribute to the formation of a democratic mentality? What
are the current conditions of our democracy and what importance do
educational practices acquire in its consolidation? These are some of the
questions that guide this work, which is the result of the interest in contributing
to promote democratic practices in educational institutions. The historical
experiences of our societies and the 1990’s neoliberal politics have shown up
that the democratic behaviors are weak and that it is necessary to strengthen
them to avoid new political crisis that are detrimental to social majorities. The
teenagers that graduate from middle school are called to exercise citizenship
almost immediately. However, in the majority of educational institutions, political
commitment is not appreciated, and also fields of participation aren’t created to
allow students to find the sense of participation and democratic exercise. The
democratic mentalities are not a consequence of hereditary genetic factors,
but of deliberated proposals focused on achieving that goal. If we intend to
achieve it, it will be necessary to go back to this path no matter how winding it
seems.
Resumo
[es] Cómo puede contribuir la educación a la formación de una mentalidad
democrática? Cuáles son las condiciones actuales de nuestra democracia y
qué importancia adquieren las prácticas educativas en su consolidación? Estos
son algunos de los interrogantes que guían el trabajo y que es el resultado del
interés por contribuir a promover las prácticas democráticas en las instituciones
educativas. Las experiencias históricas de nuestras sociedades y las políticas
neoliberales aplicadas en los 90, han dejado en evidencia que los
comportamientos democráticos se encuentran debilitados y que se hace
necesario fortalecerlos para evitar nuevas crisis políticas, que terminan
perjudicando a las mayorías sociales. Los adolescentes que egresan del nivel
medio del sistema, son convocados a ejercer la ciudadanía de forma casi
inmediata, sin embargo en la mayoría de las instituciones educativas del nivel,
el compromiso político no es valorado, como tampoco se crean ámbitos de
participación que permitan a los estudiantes encontrar sentido a la participación
y el ejercicio democrático. Las mentalidades democráticas no son una consecuencia de factores genéticos hereditarios, sino de propuestas
intencionadas orientadas a ese objetivo. Si se pretende llegar a él será
necesario comenzar a desandar ese camino por sinuoso que se presente.
Catalogação
2013-06-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
ESPANHOL
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@2
Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@4
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF