Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO À FORMAÇÃO DE UMA MENTALIDADE DEMOCRÁTICA: UM SINUOSO CAMINHO, AINDA COM CERTO RANÇO DE AUTORITARISMO

Título
[es] LAS CONTRIBUCIONES DE LA EDUCACIÓN A LA FORMACIÓN DE LA MENTALIDAD DEMOCRÁTICA: UN SINUOSO CAMINO, SOBRE EL QUE TODAVÍA TRANSITAN RESABIOS DE AUTORITARISMO

Título
[en] THE CONTRIBUTIONS OF EDUCATION TO THE FORMATION OF A DEMOCRATIC MENTALITY: A WIDING ROAD IN WHICH TRACES OF AUTHORITARIANISM STILL TRAVEL

Autor
[pt] ROBERTO GERARDO BIANCHETTI

Autor
[pt] BEATRIZ BERTA VEGA

Vocabulário
[pt] EDUCACAO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO POLITICA

Vocabulário
[pt] FORMACAO CIDADA

Vocabulário
[pt] DEMOCRACIA

Vocabulário
[es] EDUCACION

Vocabulário
[es] EDUCACION POLITICA

Vocabulário
[es] FORMACION DEL CIUDADANO

Vocabulário
[en] EDUCATION

Vocabulário
[en] POLITICAL EDUCATION

Vocabulário
[en] CITIZEN FORMATION

Vocabulário
[en] DEMOCRACY

Resumo
[pt] Como a educação pode contribuir para a formação de uma mentalidade democrática? Quais são as condições atuais da nossa democracia e que importância adquirem as práticas educativas na sua consolidação? Esses são alguns das perguntas que guiam o trabalho e que são resultado do interesse em contribuir para a promoção das práticas democráticas nas instituições educativas. As experiências históricas das nossas sociedades e as políticas neoliberais aplicadas nos anos 1990 deixaram em evidência que os comportamentos democráticos encontram-se enfraquecidos e que faz-se necessário fortalecê-los, para evitar novas crises políticas, que terminam prejudicando as maiorias sociais. Os adolescentes que egressam do ensino médio são convocados a exercer a cidadania de forma quase imediata e, no entanto, na maioria das instituições escolares desse nível de ensino, o compromisso político não é valorizado, da mesma forma que não são criados âmbitos de participação que permitam aos estudantes encontrar sentido para a participação e o exercício democrático. As mentalidades democráticas não são uma consequência de fatores genéticos hereditários, são fruto de propostas intencionalmente orientadas a esse objetivo. Se o que se pretende é chegar a ele, será necessário começar a reverter esse caminho, por mais sinuoso que o mesmo seja.

Resumo
[en] How can education contribute to the formation of a democratic mentality? What are the current conditions of our democracy and what importance do educational practices acquire in its consolidation? These are some of the questions that guide this work, which is the result of the interest in contributing to promote democratic practices in educational institutions. The historical experiences of our societies and the 1990’s neoliberal politics have shown up that the democratic behaviors are weak and that it is necessary to strengthen them to avoid new political crisis that are detrimental to social majorities. The teenagers that graduate from middle school are called to exercise citizenship almost immediately. However, in the majority of educational institutions, political commitment is not appreciated, and also fields of participation aren’t created to allow students to find the sense of participation and democratic exercise. The democratic mentalities are not a consequence of hereditary genetic factors, but of deliberated proposals focused on achieving that goal. If we intend to achieve it, it will be necessary to go back to this path no matter how winding it seems.

Resumo
[es] Cómo puede contribuir la educación a la formación de una mentalidad democrática? Cuáles son las condiciones actuales de nuestra democracia y qué importancia adquieren las prácticas educativas en su consolidación? Estos son algunos de los interrogantes que guían el trabajo y que es el resultado del interés por contribuir a promover las prácticas democráticas en las instituciones educativas. Las experiencias históricas de nuestras sociedades y las políticas neoliberales aplicadas en los 90, han dejado en evidencia que los comportamientos democráticos se encuentran debilitados y que se hace necesario fortalecerlos para evitar nuevas crisis políticas, que terminan perjudicando a las mayorías sociales. Los adolescentes que egresan del nivel medio del sistema, son convocados a ejercer la ciudadanía de forma casi inmediata, sin embargo en la mayoría de las instituciones educativas del nivel, el compromiso político no es valorado, como tampoco se crean ámbitos de participación que permitan a los estudiantes encontrar sentido a la participación y el ejercicio democrático. Las mentalidades democráticas no son una consecuencia de factores genéticos hereditarios, sino de propuestas intencionadas orientadas a ese objetivo. Si se pretende llegar a él será necesario comenzar a desandar ese camino por sinuoso que se presente.

Catalogação
2013-06-04

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
ESPANHOL

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@2

Referência [es]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21604@4


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF