Título
[pt] PAR (PECO, AJUDO, RECEBO): UM JOGO COLABORATIVO EM MESA MULTI-TOQUE PARA APOIAR A INTERACAO SOCIAL DE USUARIOS COM AUTISMO
Título
[en] PAR: A COLLABORATIVE GAME FOR MULTI-TOUCH TABLE TO SUPPORT SOCIAL INTERACTION OF USERS WITH AUTISM
Autor
[pt] GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA
Vocabulário
[pt] AUTISMO
Vocabulário
[pt] MESA MULTI-TOQUE
Vocabulário
[pt] JOGO
Vocabulário
[en] AUTISM
Vocabulário
[en] MULTI-TOUCH TABLE
Vocabulário
[en] GAME
Resumo
[pt] O autismo e um transtorno global do desenvolvimento (TGD) que afeta principalmente a comunicação, a interação social e os comportamentos do indivíduo. Como parte dos TGDs encontram-se outras categorias, entre elas o autismo de alta funcionalidade (AAF) considerado como um autismo leve
dentro do espectro autístico. A ciência da computação apresenta muitas vantagens que podem ser usadas para o benefício destas pessoas, permitindo o desenvolvimento de aplicações para contribuir nas suas necessidades específicas. Entre essas aplicações, as aplicações colaborativas de multitoque
tem mostrado importantes resultados no que diz respeito a facilidade
de uso, interesse, motivação, possibilidade de comunicação e melhora no
comportamento social de usuários com AAF. Este trabalho apresenta um
jogo colaborativo multi-usuário (PAR: Peco, Ajudo, Recebo) utilizando
multi-toque, desenvolvido para avaliar diferentes dimensões de colaboração
elaboradas conforme as necessidades de um grupo de usuários com autismo
com funcionalidades mais comprometidas do que os AAF, a m de contribuir
na sua interação social. Nesse sentido, são apresentadas quatro dimensões de
colaboração obtidas a partir das dimensões usadas em aplicações destinadas
para AAF e modificadas conforme os requerimentos dos usuários alvo.
Essas dimensões são incluídas no PAR e permitiram incentivar um trabalho
colaborativo e validar tanto sua utilidade na interação social de autistas
quanto os benefícios sobre outras dificuldades que esses usuários apresentam.
Resumo
[en] Autism is a pervasive developmental disorder (PDD) that primarily aects
communication, social interaction and behaviors. As part of TGDs there
exist other categories, including high-function autism (HFA), considered
a light autism within the autistic spectrum. Computer science has many
advantages that can be used for the benet of these people, allowing
application development to contribute to their specic needs. Among these
applications, collaborative multi-touch applications have produced some
important results regarding ease of use, interest, motivation, ability to
communicate and to improve the social behavior of users with HFA.
This work presents a multi-user collaborative game (PAR, acronym in
Portuguese for Ask, Help, Receive) using multi-touch designed to assess
diferent dimensions of collaboration, developed according to the needs
of a user group with a degree of autistic impairment higher than that
of the HFA, to contribute in their social interaction. In this sense, four
dimensions of collaboration are presented, obtained from the dimensions
used in applications designed for HFA and modied according to the
requirements of target users. These dimensions are included in PAR and
allowed to encourage a collaborative behavior and validate its usefulness
both in the social interaction and other difficulties the target users have.
Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA
Banca
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA
Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO
Banca
MARYSE HELENA FELIPPE DE OLIVEIRA SUPLINO
Catalogação
2013-03-25
Apresentação
2012-09-06
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21369
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF