Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PAR (PECO, AJUDO, RECEBO): UM JOGO COLABORATIVO EM MESA MULTI-TOQUE PARA APOIAR A INTERACAO SOCIAL DE USUARIOS COM AUTISMO

Título
[en] PAR: A COLLABORATIVE GAME FOR MULTI-TOUCH TABLE TO SUPPORT SOCIAL INTERACTION OF USERS WITH AUTISM

Autor
[pt] GREIS FRANCY MIREYA SILVA CALPA

Vocabulário
[pt] AUTISMO

Vocabulário
[pt] MESA MULTI-TOQUE

Vocabulário
[pt] JOGO

Vocabulário
[en] AUTISM

Vocabulário
[en] MULTI-TOUCH TABLE

Vocabulário
[en] GAME

Resumo
[pt] O autismo e um transtorno global do desenvolvimento (TGD) que afeta principalmente a comunicação, a interação social e os comportamentos do indivíduo. Como parte dos TGDs encontram-se outras categorias, entre elas o autismo de alta funcionalidade (AAF) considerado como um autismo leve dentro do espectro autístico. A ciência da computação apresenta muitas vantagens que podem ser usadas para o benefício destas pessoas, permitindo o desenvolvimento de aplicações para contribuir nas suas necessidades específicas. Entre essas aplicações, as aplicações colaborativas de multitoque tem mostrado importantes resultados no que diz respeito a facilidade de uso, interesse, motivação, possibilidade de comunicação e melhora no comportamento social de usuários com AAF. Este trabalho apresenta um jogo colaborativo multi-usuário (PAR: Peco, Ajudo, Recebo) utilizando multi-toque, desenvolvido para avaliar diferentes dimensões de colaboração elaboradas conforme as necessidades de um grupo de usuários com autismo com funcionalidades mais comprometidas do que os AAF, a m de contribuir na sua interação social. Nesse sentido, são apresentadas quatro dimensões de colaboração obtidas a partir das dimensões usadas em aplicações destinadas para AAF e modificadas conforme os requerimentos dos usuários alvo. Essas dimensões são incluídas no PAR e permitiram incentivar um trabalho colaborativo e validar tanto sua utilidade na interação social de autistas quanto os benefícios sobre outras dificuldades que esses usuários apresentam.

Resumo
[en] Autism is a pervasive developmental disorder (PDD) that primarily aects communication, social interaction and behaviors. As part of TGDs there exist other categories, including high-function autism (HFA), considered a light autism within the autistic spectrum. Computer science has many advantages that can be used for the benet of these people, allowing application development to contribute to their specic needs. Among these applications, collaborative multi-touch applications have produced some important results regarding ease of use, interest, motivation, ability to communicate and to improve the social behavior of users with HFA. This work presents a multi-user collaborative game (PAR, acronym in Portuguese for Ask, Help, Receive) using multi-touch designed to assess diferent dimensions of collaboration, developed according to the needs of a user group with a degree of autistic impairment higher than that of the HFA, to contribute in their social interaction. In this sense, four dimensions of collaboration are presented, obtained from the dimensions used in applications designed for HFA and modied according to the requirements of target users. These dimensions are included in PAR and allowed to encourage a collaborative behavior and validate its usefulness both in the social interaction and other difficulties the target users have.

Orientador(es)
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA

Banca
CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA

Banca
ALBERTO BARBOSA RAPOSO

Banca
MARYSE HELENA FELIPPE DE OLIVEIRA SUPLINO

Catalogação
2013-03-25

Apresentação
2012-09-06

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21369@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21369


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF