Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] PANORAMA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL E O NOVO MERCADO

Autor
[pt] BHEATRIZ PITTA CORPAS MOREIRA

Vocabulário
[pt] GOVERNANCA CORPORATIVA

Vocabulário
[pt] NOVO MERCADO

Vocabulário
[pt] DIREITO

Resumo
[pt] Cresceu no Brasil a constatação de que o mercado de capitais não vai progredir sem que as praticas acerca da Governanca Corporativa sejam mais bem definidas nas leis, sejam aprimoradas pelas entidades reguladoras e não apenas autorreguladas, como ainda mais acentuadamente adotadas em nossas companhias. A Governanca Corporativa contribui para que a empresa adotante de suas praticas melhore seu desempenho e sua interação com seus diversos públicos, ampliando assim o acesso a recursos externos e reduzindo o custo de captação dos mesmos. A boa Governanca Corporativa proporciona aos acionistas ou cotistas a gestão estratégica de sua empresa, permite uma administração melhor e mais segura, de modo que torna mais efetiva a monitoração da direção executiva. Torna assim, as empresas mais atraentes no cenário do mercado mundial. Este trabalho busca situar a evolução da Governanca Corporativa no Brasil, delineando o perfil da governança corporativa praticado pelas empresas brasileiras, bem como as principais iniciativas de estimulo as melhoras práticas. O tema, apesar da sua importância e crescente discussão, ainda precisa ser amplamente discutido e melhor assimilado na cultura do mercado de capitais brasileiro. O trabalho pretende suscitar interesse nessa linha de pesquisa e aprimorar as recomendações sobre uma melhor estrutura de governança corporativa para aas empresas brasileiras, de forma que contribua para uma melhor gestão das empresas e para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiros. Nessa perspectiva, para alcançarmos o objetivo dessa monografia, buscaremos fazer uma analise dos temas que circundam a governança corporativa, seu conceito, sua finalidade e os órgãos relacionados a consecução de seu objetivo. Em seguida será observado o panorama da governança no Brasil, os problemas que as empresas brasileiras vem enfrentando atualmente no contexto da adoção das melhores praticas de governança e uma analise da evolução dessas praticas pelas empresas nos últimos anos. Por fim, abordaremos as perspectivas para o Novo Mercado e, percorreremos oas assuntos atuais que estão em discussão para que este segmento seja aperfeiçoado e mantenha suas regras atualizadas.

Orientador(es)
TERESA PANTOJA

Catalogação
2013-02-18

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21170@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21170


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF