Título
[pt] O LEITOR-NAVEGADOR E A PESQUISA ACADÊMICA NA INTERNET
Autor
[pt] MARCELA AFONSO FERNANDEZ
Vocabulário
[pt] INTERNET
Vocabulário
[pt] NAVEGACAO
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] LEITURA
Resumo
[pt] Nas culturas ocidentais baseadas na lógica de redes tecida na Internet,
estamos presenciando uma transformação progressiva, no que tange ao
suporte, à técnica de produção textual e às novas possibilidades de receber,
apropriar-se e interagir com a textualidade digital, o que tem contribuído
para uma gradual instauração de novas maneiras de ler e ser leitornavegador.
Este artigo se propõe a compartilhar os principais achados e
reflexões, decorrentes da pesquisa intitulada A pesquisa acadêmica na
Internet: leitura e modos de apropriação do conteúdo informacional digital,
investigação realizada em 2010, na Universidade Federal do Estado do Rio
de Janeiro (UNIRIO), integrada ao Grupo de Pesquisa Educação, Discurso e
Mídia. Esta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar alguns
modos de interação, leitura-navegação e apropriação da informação e foi
produzida por um grupo de estudantes pertencentes ao Curso de
Pedagogia, tomando por base suas práticas como leitores-navegadores, ao
realizarem pesquisas de cunho acadêmico nas redes digitais. A pesquisa
usou como desenho metodológico investigações de caráter qualitativo,
tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, a observação e
a entrevista empreendida com uma amostra intencional de 10 universitários,
produzindo um corpo de conhecimentos sobre algumas práticas de leituranavegação
e de pesquisa desenvolvidas. Os dados coletados e tratados na
pesquisa ratificam que estamos vivendo um momento de transição
paradigmática na contemporaneidade, permeado por avanços, retrocessos e
coexistências nas práticas de leitura e modos de ser leitor. Nesse sentido,
os estudantes investigados demonstraram uma notável capacidade nas
maneiras de ler e construir sentidos, a partir dos usos da textualidade lida na
rede, mas, ao mesmo tempo, reproduziram normas, convenções e valores
empregados nos usos da textualidade impressa. Este estudo reforça a
concepção de que, dependendo do contexto gerador da leitura (imerso em
práticas culturais concretas) e das características do objeto lido (englobando
a técnica de produção textual, as estruturas e formas dos suportes), o leitornavegador
recorre a diferentes estratégias de leitura, que são alternadas e
adaptadas de acordo com suas experiências, conhecimentos prévios, necessidades e interesses. Um enfoque complexo e ampliado que relaciona
leitor, leitura e texto parece brotar da dinamicidade desse processo.
Catalogação
2012-12-27
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20934@1
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