Título
[pt] A LEITURA PROFICIENTE DE ENUNCIADOS E DE ALTERNATIVAS DAS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM 2011: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Autor
[pt] ISABELA DO NASCIMENTO PACHECO
Vocabulário
[pt] LEITURA
Vocabulário
[pt] METODOLOGIA
Vocabulário
[pt] ENSINO
Resumo
[pt] A educação nacional reclama por urgentes transformações, principalmente quando detectamos problemas relacionados com as habilidades leitoras dos aprendizes, comprometendo seu desempenho na resolução de questões que lhes são propostas em diferentes avaliações. Partindo de observação junto a dezenove alunos do 3º ano do Ensino Médio, rede pública paulista, do período noturno, com os quais trabalhei a resolução e interpretação de duas situações-problema da Prova do ENEM 2011, na Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, constatei que a grande dificuldade dos mesmos encontra-se na compreensão dos enunciados e suas alternativas propostos pelos problemas da avaliação. Retomando documentos oficiais do ENEM, PCN, bem como autores que abordam a leitura numa concepção sociocognitiva e construtivista, evidencia-se a necessidade de implementação de novas metodologias e estratégias didáticas com foco na proficiência leitora dos jovens.
Catalogação
2012-12-26
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20924@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20924
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF