Título
[pt] ADOLESCENTES, TURMA PROBLEMA?: EXPERIÊNCIAS EM UMA INTERVENÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA
Autor
[pt] FERNANDO SILVERIO DE LIMA
Vocabulário
[pt] CRENCA
Vocabulário
[pt] ADOLESCENTE
Resumo
[pt] Neste texto apresento algumas reflexões acerca de minha participação em uma pesquisa intervencionista realizada em contexto de escola pública com alunos aprendendo inglês. Pondero principalmente acerca dos estudos da adolescência e suas características, o papel das crenças na vida e na aprendizagem dos alunos, passando pelas experiências em um estudo sobre crenças de adolescentes aprendendo inglês. O relato sugere que o ensino de língua inglesa no período da adolescência é um desafio tanto para professores quanto alunos. No entanto, por mais que esse processo seja marcado por limitações contextuais que reforçam a (des)crença dos alunos na possibilidade de aprender inglês, os resultados mostram que os participantes vivenciaram sinais de mudança, quando passam a perceber que a própria indisciplina e o desinteresse são fatores que auto-sabotam a aprendizagem, e que novas experiências em sala de aula podem ser o caminho para buscar a mudança de algumas crenças.
Catalogação
2012-12-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20885@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20885
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF