Título
[pt] NAVEGANDO PELA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE LUSOFONIA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.
Autor
[pt] BRUNO TATEISHI
Vocabulário
[pt] LITERATURA BRASILEIRA
Resumo
[pt] Apoiando-se em uma proposta dialógica de ensino de literatura, os autores da coleção Português: Linguagens, William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, estabelecem uma crítica à historiografia literária e propõem exercícios em que há o diálogo entre textos de literatura brasileira e diferentes linguagens e o diálogo entre textos de literatura brasileira e outras literaturas. Na seção denominada Diálogos, os autores constroem relações entre textos de nossa literatura e textos de literaturas de expressão em língua portuguesa. Assim, a proposta dos autores desta coleção, além de proporcionarem uma inovação no ensino de literatura, permite que os alunos do Ensino Médio reflitam sobre o conceito de lusofonia. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo examinar como se dá a construção do conceito de lusofonia nesta coleção de livros didáticos do Ensino Médio.
Catalogação
2012-12-13
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20883@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.20883
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF