Título
[en] LITERATURA AND TEACHING: CONTRIBUTIONS OF VERBAL-VISUAL CONNECTION TO THE DIDACTIC ACTION CREATION
Título
[pt] LITERATURA E ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO VERBO-VISUAL PARA A CRIAÇÃO DO ATO DIDÁTICO
Autor
[pt] ALBERTO ROIPHE
Vocabulário
[pt] LEITURA
Vocabulário
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
Vocabulário
[pt] LITERATURA
Vocabulário
[en] READING
Vocabulário
[en] TEACHERS FORMATION
Vocabulário
[en] LITERATURE
Resumo
[pt] Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida com alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da disciplina Literatura na Escola. Essa investigação tem por objetivo o desenvolvimento de práticas de leitura do texto literário, de forma a propiciar aos docentes em formação autonomia para a criação de antologias e de aulas de literatura, que articulem a linguagem verbal e a linguagem visual. Para tanto, o trabalho fundamenta-se, do ponto de vista teórico, em conceitos de Mikhail Bakthin, Rudolf Arnheim e Roland Barthes.
Resumo
[en] This is an action research carried out with students of the College of Education, at
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, , within the context of the subject
Literature at School which aims the development of practical reading of literary
texts, so to provide training for teachers on autonomy, so that they can create
anthologies and literature classes that articulate verbal and visual language. To this
end, the work is based on theoretical concepts of Mikhail Bakhtin, Roland Barthes
and Rudolf Arnheim.
Catalogação
2012-12-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20877@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20877@2
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF