Título
[pt] LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA E MÚLTIPLOS APRENDIZADOS
Autor
[pt] LUCIANO TAVEIRA DE AZEVEDO
Resumo
[pt] Neste relato de experiência, nós apresentamos os
resultados obtidos durante a vivência de um
projeto de letramento na disciplina de Língua
Portuguesa com alunos do primeiro ano do Ensino Médio
Integrado ao Técnico da Escola Professor
Agamemnon Magalhães. Buscamos apoio teórico
nas reflexões desenvolvidas por Kleiman (1995),
Antunes (2003), Bakhtin (2006) e Schneuwly e
Dolz (2010) sobre gêneros textuais, leitura e
produção de textos. Com base nesses autores,
assumimos uma perspectiva sociodiscursiva e
interacionista da linguagem. O projeto teve como
objetivo intervir no processo de ensinoaprendizagem
de leitura e produção textual, uma
vez que foram identificadas deficiências relativas
ao reconhecimento do gênero textual, uso
adequado das relações morfossintáticas, leitura
expressiva e compreensão textual. Ao longo da
vivência do projeto, os estudantes foram expostos
a diferentes gêneros textuais e situações
sociocomunicativas que contribuíram para
amenizar ou solucionar as deficiências
identificadas. O projeto de letramento recebeu o
nome de Luiz Gonzaga Canta o Sertão Nordestino.
Catalogação
2012-12-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20863@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20863
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF