Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA E MÚLTIPLOS APRENDIZADOS

Autor
[pt] LUCIANO TAVEIRA DE AZEVEDO

Resumo
[pt] Neste relato de experiência, nós apresentamos os resultados obtidos durante a vivência de um projeto de letramento na disciplina de Língua Portuguesa com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico da Escola Professor Agamemnon Magalhães. Buscamos apoio teórico nas reflexões desenvolvidas por Kleiman (1995), Antunes (2003), Bakhtin (2006) e Schneuwly e Dolz (2010) sobre gêneros textuais, leitura e produção de textos. Com base nesses autores, assumimos uma perspectiva sociodiscursiva e interacionista da linguagem. O projeto teve como objetivo intervir no processo de ensinoaprendizagem de leitura e produção textual, uma vez que foram identificadas deficiências relativas ao reconhecimento do gênero textual, uso adequado das relações morfossintáticas, leitura expressiva e compreensão textual. Ao longo da vivência do projeto, os estudantes foram expostos a diferentes gêneros textuais e situações sociocomunicativas que contribuíram para amenizar ou solucionar as deficiências identificadas. O projeto de letramento recebeu o nome de Luiz Gonzaga Canta o Sertão Nordestino.

Catalogação
2012-12-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20863@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20863


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF