Título
[pt] PBL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE FONOAUDIOLOGIA UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA
Autor
[pt] LÍVIA MIRANDA DE OLIVEIRA
Autor
[pt] FABIANA CRISTINA CARLINO
Autor
[pt] MONIKA MIRANDA DE OLIVEIRA
Autor
[pt] IARA MARIA FERREIRA SANTOS
Resumo
[pt] Este relato de experiência busca retratar a vivência
de situações de ensino-aprendizagem no curso de
fonoaudiologia da Universidade Federal de
Sergipe (campus de Ciências Médicas de Lagarto),
que adota o PBL (Problem Based Learning) como
metodologia exclusiva de ensino. A disciplina
Linguagem na Infância e Adolescência foi
selecionada para relato da experiência de ensino de
fonoaudiologia por meio do PBL. O texto foi
estruturado de modo a apresentar as vivências de
diferentes momentos de uso dessa metodologia
ativa: 1. Iniciou-se pelas sessões tutoriais, que
fundamenta e sustenta teoricamente todas as outras
práticas; 2. Prosseguiu-se com as práticas de
habilidades, que consiste em observar e treinar
avaliação, diagnóstico e procedimentos
terapêuticos; e 3. Finalizou-se com as práticas de
ensino na comunidade (PEC), que é o momento
em que os alunos entram em contato direto com a
realidade de diferentes campos de atuação. Pôde-se
observar que o PBL apresenta diversas vantagens,
tais como o fato de contribuir sobremaneira para a
formação de fonoaudiólogos autônomos, seguros
de suas práticas clínicas devido à imersão precoce
no contexto da prática. Todavia, destacam-se
também nossos conflitos e inquietações enquanto
professoras, diante da necessidade que sentimos de
nos servir de momentos de instrução expositiva,
dada a complexidade dos assuntos e interfaces
contempladas na disciplina em questão.
Catalogação
2012-12-12
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20862@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20862
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF