Título
[pt] EFEITOS DO DISCURSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS
Autor
[pt] CARLA NUNES VIEIRA TAVARES
Autor
[pt] LUCAS ARAUJO CHAGAS
Resumo
[pt] Observa-se no discurso pedagógico e acadêmico
uma grande ênfase à relevância das novas
tecnologias no contexto educacional. Ao
considerar a valorização atribuída pela
sociedade a tudo que é inovador e a constante
reformulação pela qual passa o conhecimento na
sociedade da informação, tanto a incorporação
das novas tecnologias ao ambiente educativo
como as políticas educacionais voltadas para a
inclusão digital parecem ser plenamente
justificáveis. Este artigo, porém, pretende
problematizar os desdobramentos desse discurso
aparentemente inquestionável para a
constituição identitária do professor, em
especial, de línguas, com base no escopo
teórico-metodológico dos estudos discursivos de
linha francesa. Para tanto, contrastamos a noção
de identidade versus as análises de um excerto
de texto publicitário e de algumas sequências
discursivas provenientes do corpus do trabalho
de Tavares (2010). Por fim, concluímos este
trabalho com algumas ponderações sobre como
a identidade do professor pode sofrer
desestabilizações em função da interpelação do
discurso das novas tecnologias.
Catalogação
2012-12-10
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20833@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20833
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