Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] EFEITOS DO DISCURSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUAS

Autor
[pt] CARLA NUNES VIEIRA TAVARES

Autor
[pt] LUCAS ARAUJO CHAGAS

Resumo
[pt] Observa-se no discurso pedagógico e acadêmico uma grande ênfase à relevância das novas tecnologias no contexto educacional. Ao considerar a valorização atribuída pela sociedade a tudo que é inovador e a constante reformulação pela qual passa o conhecimento na sociedade da informação, tanto a incorporação das novas tecnologias ao ambiente educativo como as políticas educacionais voltadas para a inclusão digital parecem ser plenamente justificáveis. Este artigo, porém, pretende problematizar os desdobramentos desse discurso aparentemente inquestionável para a constituição identitária do professor, em especial, de línguas, com base no escopo teórico-metodológico dos estudos discursivos de linha francesa. Para tanto, contrastamos a noção de identidade versus as análises de um excerto de texto publicitário e de algumas sequências discursivas provenientes do corpus do trabalho de Tavares (2010). Por fim, concluímos este trabalho com algumas ponderações sobre como a identidade do professor pode sofrer desestabilizações em função da interpelação do discurso das novas tecnologias.

Catalogação
2012-12-10

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20833@1

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.20833


Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF