Maxwell Para Simples Indexação

Título
[pt] INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO: HISTÓRICO E TRAJETÓRIA RECENTE

Título
[en] THE INTERNATIONALIZATION OF REDE GLOBO TV NETWORK: HISTORY AND RECENT TRAJECTORY

Autor
[pt] ANDREAS FELIPE GOUVEA CAMPOS

Vocabulário
[pt] INTERNACIONALIZACAO DE EMPRESAS

Vocabulário
[pt] REDE GLOBO

Vocabulário
[pt] EMPRESAS DE SERVICO

Vocabulário
[en] FIRMS INTERNATIONALIZATION

Vocabulário
[en] REDE GLOBO

Vocabulário
[en] SERVICE FIRMS

Resumo
[pt] A literatura sobre internacionalização de empresas tem focado principalmente em empresas manufatureiras e de países desenvolvidos, havendo ainda relativamente poucos estudos sobre internacionalização de empresas de serviço e empresas de países emergentes. O objetivo deste trabalho é investigar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira que atua no setor de serviços, a Rede Globo de Televisão, que teve o início de sua internacionalização ainda na década de 70 e passou por diversas etapas da internacionalização tradicional, com diferentes resultados. O método escolhido foi o estudo de caso através de levantamentos de dados junto à empresa e entrevistas com executivos, que estiveram envolvidos ou que conheceram de perto este processo de internacionalização. Algumas perguntas orientaram o estudo e foram respondidas ao longo dele: (1) Quais os motivadores para a internacionalização da TV Globo? (2) Quais os modos utilizados por ela para entrar no mercado externo? (3) Como foi feita a escolha dos países estrangeiros onde atuar? (4) Quais os resultados de mercado alcançados? (5) Quais os principais obstáculos e dificuldades enfrentados?

Resumo
[en] Literature about internationalization of firms has focused primarily on manufacturing companies and developed countries and there are relatively few studies about internationalization of service companies and companies from emerging countries. The objective of this study is to investigate the internationalization process of a Brazilian company that operates in the service sector, Globo Television Network, which has the beginning of its internationalization still in the 70s and went through several stages of internationalization traditional, with different results. The method chosen was the case study using survey data from the company and interviews with executives who were involved or who knew closely the process of internationalization. Some questions guided the study and were answered by the interviewers: (1) What were the motivating factors for the internationalization of TV Globo? (2) What were the methods used by the company to enter the foreign market? (3) What criteria were employed to select target countries? (4) What were the market results? (5) What were the main obstacles and difficulties?

Orientador(es)
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO

Banca
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO

Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA

Banca
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO

Catalogação
2012-12-10

Apresentação
2012-04-09

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20827@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20827@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20827


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF