Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET’S PAINTING

Título
[pt] POR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET

Autor
[pt] PEDRO DAMASCENO FRANCA

Vocabulário
[pt] ARTE

Vocabulário
[pt] HISTORIA DA ARTE

Vocabulário
[pt] ARTE MODERNA

Vocabulário
[pt] PINTURA

Vocabulário
[en] ART

Vocabulário
[en] ART HISTORY

Vocabulário
[en] MODERN ART

Vocabulário
[en] PAINTING

Resumo
[pt] Este trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 – 1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna; entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a representação e sobre a natureza da pintura herdados do passado e nem erigir em seu lugar formulações que os substituam. Assim, perguntamos se (e como) foi possível, para a tradição do Renascimento e para a tradição modernista, projetar a idéia de uma verdade, ou fundamento da pintura. Em nossa análise, trabalhamos diretamente com a partir de obras tais quais Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862) e L’Éxécution de Maximilien (1867) e da leitura de inserções da obra de Manet na história da pintura moderna, como seu fundador, em Georges Bataille, Clement Greenberg and Thierry de Duve.

Resumo
[en] This work discusses the painting of the french painter Édouard Manet (1832 – 1883), depaerting from the intuition that, floating between two narrative blocks (the Renaissance tradition and the modern tradition; the age of the Treatises to the age of the Manifests), his painting can’t attach to the discourses on the nature pf representation inherited from the past, but it also can’t replace then by any other formulations. Thus we ask if (and how) it has been possible, for the Renaissance tradition and for the modern tradition to conceive such thing as a foundation of painting. In our analysis, we work directly with paintings such as Le Déjeuner sur l’herbe (1863), La Nymphe surprise (1862) e L’Éxécution de Maximilien (1867), and from the reading os Manet’s inserction in the history of Modern Art (as its founder) in the writings of Georges Bataille, Clement Greenberg and Thierry de Duve.

Orientador(es)
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO

Banca
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO

Banca
LEILA MARIA BRASIL DANZIGER

Banca
MILTON MACHADO DA SILVA

Catalogação
2012-11-26

Apresentação
2010-08-11

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20738@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20738


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF