Maxwell Para Simples Indexação

Título
[en] A REFLEXIVE INVESTIGATION ABOUT A TEACHING-LEARNING APPROACH BASED ON GENRES: THE CASE OF CLASS 601

Título
[pt] UMA INVESTIGAÇÃO REFLEXIVA SOBRE UMA ABORDAGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADA EM GÊNEROS DISCURSIVOS: O CASO DE TURMA 601

Autor
[pt] MAYARA ALVES MAIA

Vocabulário
[pt] PESQUISA-ACAO

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE ADULTOS

Vocabulário
[pt] EDUCACAO DE JOVENS

Vocabulário
[en] ACTION RESEARCH

Vocabulário
[en] ADULTS EDUCATION

Vocabulário
[en] ADOLESCENTS EDUCATION

Resumo
[pt] A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo observar o desempenho de aprendizes em uma instituição pública quando é adotada uma pedagogia baseada em uma abordagem pautada em gêneros discursivos. Os alunos em questão são do segundo ciclo do ensino fundamental, na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro, e na época da pesquisa demonstravam certas dificuldades para cursar a disciplina língua estrangeira moderna, nesse caso, o inglês. O estudo foi elaborado com o objetivo de examinar as percepções e o desempenho dos aprendizes no curso que enfoca o desenvolvimento da língua inglesa através da habilidade da leitura, usando gêneros discursivos. A pesquisa apresenta uma investigação sobre o impacto que o ensino baseado em gêneros tem nos aprendizes com estas características. De caráter reflexivo, o estudo busca esclarecer do que se trata o ensino que é voltado para turmas de EJA, especificamente no aprendizado de inglês, e defende a visão de que a abordagem baseada em gêneros discursivos é coerente com a realidade desse segmento do ensino público brasileiro.

Resumo
[en] The aim of this research is to examine the performance of students in a foreign language course, when a change in the pedagogy was introduced, using a genre-based approach to teaching and learning. The students in the study were in the second grade of elementary education, in a project called EJA (Education for Teens and Adult Students) at a public school in the State of Rio de Janeiro, and, at the time when the research was conducted, they were experiencing various difficulties in studying English. This study was designed to examine these learners’ perceptions of reading and their written production in a course in which the development of their language ability is focused on reading skills, through the exploration of genres. The study presents an investigation of the impact of genre-based teaching on learners with these characteristics. Using a reflective orientation, this study seeks to clarify the objectives of adult education classes, and it defends the view that the use of genres is consistent with the reality of this segment of Brazilian public education.

Orientador(es)
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS

Banca
INES KAYON DE MILLER

Banca
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA

Catalogação
2012-10-26

Apresentação
2011-09-12

Tipo
[pt] TEXTO

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Formato
application/pdf

Idioma(s)
PORTUGUÊS

Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20628@1

Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20628@2

Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20628


Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, ÍNDICES PDF
CAPÍTULO 1 PDF
CAPÍTULO 2 PDF
CAPÍTULO 3 PDF
CAPÍTULO 4 PDF
CAPÍTULO 5 PDF
CAPÍTULO 6 PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF