Título
[pt] UMA RELAÇÃO COM O ENSINAR: PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO
Autor
[pt] LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Autor
[pt] MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Vocabulário
[pt] EDUCACAO
Vocabulário
[pt] ENSINO DE CIENCIAS
Vocabulário
[pt] RELACAO COM O SABER ESCOLAR
Vocabulário
[pt] CAMPO
Resumo
[pt] O presente artigo buscou analisar as relações com o ensinar Ciências de professores em escolas do campo no sertão sergipano. Inicialmente, traçamos o perfil sócio-profissional dos professores, conhecemos os fatores que os mobilizaram a ensinar nessas escolas e compreendemos como caracterizam seus alunos e o ensino de Ciências. Assim, constatamos certa rotatividade de professores entre as escolas, fato que vislumbra a inexistência de engajamento com as mesmas. Alguns possuem visão depreciativa da escola e caracterizam os alunos de modo negativo. Todos acreditam ser importante trabalhar os conteúdos desta disciplina no contexto pesquisado, bem como admitem que estes conteúdos sejam temas presentes no cotidiano dos alunos e ressaltam que não conseguem ensinar se a contextualização dos mesmos não for feita. Constatamos a falta de identidade dos entrevistados por não desejarem fazer parte do quadro de professores das escolas ou por não fortalecerem suas especificidades docentes.
Catalogação
2012-10-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20574@1
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF