Título
[pt] MENINOS NEGROS: MÚLTIPLAS ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O FRACASSO ESCOLAR
Autor
[pt] ANDREIA BOTELHO DE REZENDE
Autor
[pt] MARILIA PINTO DE CARVALHO
Vocabulário
[pt] GENERO
Vocabulário
[pt] MASCULINIDADES
Vocabulário
[pt] DESEMPENHO
Vocabulário
[pt] INFANCIA
Vocabulário
[pt] RACA
Resumo
[pt] Estudos recentes têm atentado para o fenômeno do fracasso escolar mais acentuado entre os meninos, especialmente entre os meninos negros. Neste artigo, pretende-se compreender este fenômeno considerando as questões de gênero e raça/cor, a partir do olhar das próprias crianças. Com um enfoque qualitativo, entrevistamos quatro meninos negros da segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, selecionados a partir da percepção racial da professora. Todos os entrevistados apresentavam alguma dificuldade de aprendizagem, no entanto, foi possível constatar que desenvolviam estratégias diferentes para lidar com essas dificuldades, anunciando trajetórias diversificadas na construção de suas masculinidades e de sua relação com a escola.
Catalogação
2012-10-11
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20573@1
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF