Título
[pt] ANÁLISE TEÓRICO-EXPERIMENTAL DE TORRES DE RESFRIAMENTO E LAVADORES DE AR
Título
[en] THEORETICAL AND EXPERIMENTAL ANALYSIS OF COOLING TOWERS AND AIR WASHERS
Autor
[pt] MARCOS SEBASTIAO DE PAULA GOMES
Vocabulário
[pt] SIMULACAO NUMERICA
Vocabulário
[pt] TRANSFERENCIA DE MASSA
Vocabulário
[pt] TRANSFERENCIA DE CALOR
Vocabulário
[en] NUMERICAL SIMULATION
Vocabulário
[en] MASS TRANSFER
Vocabulário
[en] HEAT TRANSFER
Resumo
[pt] Investigou-se teórica e experimentalmente o comportamento dos equipamentos de transferência de calor e massa conhecidos como Torre de Resfriamento e Lavador de Ar.
Para a torre, analisa-se um modelo de simulação, a partir de equações diferenciais ordinárias obtidas através de balanços de energia e massa em um elemento infinitesimal de volume, baseado em propriedades uniformes em uma mesma seção transversal, sendo, portanto unidimensional. O sistema resultante é resolvido numericamente. Já para o lavador de Ar, obtem-se, através dos mesmos balanços juntamente com a hipótese de temperatura da água constante, uma solução analítica.
Montou-se, com o intuito de validação do modelo, um sistema experimental onde os parâmetros de interesse pudessem ser medidos e desta forma comparados com os resultados numéricos. A concordância entre valores foi bastante boa, para a faixa investigada. Este mesmo sistema permitiu que se obtivessem dados reais a respeito da operação tanto da torre como do lavador, e como consequência a determinação do produto coeficiente de transferência de massa pela área de troca (Hd Av), para cada caso. Finalmente, apresentam-se correlações para o cálculo deste parâmetro como função das vazões de ar e da área da seção transversal, as quais podem ser utilizadas em projetos futuros destes equipamentos.
Resumo
[en] In the present work the cooling tower and the Air Washer were investigated, experimentally and theoretically.
The one-dimensional model developed to simulate the cooling tower operation was based on mass and energy balances written for a differential colume. The resulting system of differential equations was solved numerically.
For the Air Washer, the energy and mass balances, incorporating the assumption of constant water temperature, led to a system of equations wich was solved analytically.
The experiments conducted were aimed at validating the models developed. The experimental results obtained were in very good agreement with the predictions, within the range of parameters investigated.
Correlations were developed relating average mass transfer coefficient for the equipments with the water and air flow rates.
Orientador(es)
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO
Orientador(es)
FRANCISCO EDUARDO MOURAO SABOYA
Banca
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO
Banca
FRANCISCO EDUARDO MOURAO SABOYA
Banca
PAULO MURILLO DE SOUZA ARAÚJO
Banca
RENATO MACHADO COTTA
Catalogação
2012-10-08
Apresentação
1988-09-21
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20547@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20547@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20547
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF