Título
[pt] CARREGO PAPAI NO BOLSO?
Autor
[pt] MARILIA ALVES DE CARVALHO E SILVA
Vocabulário
[pt] PATERNIDADE
Vocabulário
[pt] DIREITO A IDENTIDADE PESSOAL
Resumo
[pt] O presente trabalho pretende, primordialmente, demonstrar a possibilidade de incidência dos danos morais nas hipóteses em que o pai protela culposamente a investigação de paternidade ou abandona afetivamente o rebento.
Tem-se como base para o estudo duas situações: a primeira é aquela em que o genitor, apesar da existência de plausíveis razoe que indicam a paternidade, se vale de subterfúgios para esquivar-se das responsabilidades decorrente do reconhecimento do rebento. A segunda situação ocorre quando, mesmo após expressa comprovação da paternidade, o pau continua rejeitando o filho.
A principio, realizou-se uma breve retrospectiva histórico-legislativa objetivando mostrar como o Direito de Família evoluiu no país. Em seguida, procedeu-se ao estudo da repercussão dessa evolução na jurisprudência brasileira.
Estabelecido o contexto normativo e jurisprudência, pretende-se demonstrar que indenização por danos morais faz-se necessária nas hipóteses em que se priva do filho o direito à identidade.
Orientador(es)
INES ALEGRIA ROCUMBACK
Catalogação
2012-09-04
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20297@1
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20297
Arquivos do conteúdo
NA ÍNTEGRA PDF