Título
[pt] O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS ESTATAIS DE PAÍSES EMERGENTES: O CASO DA ELETROBRAS
Título
[en] THE INTERNATIONALIZATION PROCESS OF STATE-OWNED COMPANIES FROM EMERGING MARKETS: THE CASE OF ELETROBRAS
Autor
[pt] RENATA DO AMARAL
Vocabulário
[pt] INTERNACIONALIZACAO DE EMPRESAS
Vocabulário
[pt] ELETROBRAS
Vocabulário
[pt] PAIS
Vocabulário
[en] FIRMS INTERNATIONALIZATION
Vocabulário
[en] COUNTRY
Resumo
[pt] Alguns países emergentes têm se destacado com empresas de forte atuação
no mercado externo, competindo em setores antes dominados por multinacionais
de países de economias desenvolvidas. O presente estudo descreve e analisa as
características da internacionalização da Eletrobras, um caso particular de uma
empresa estatal que concorre em um setor regulado. Com base em entrevistas com
executivos da empresa e em dados secundários, o estudo descreve as motivações
para internacionalização, os critérios para seleção de países e os modos de entrada
no exterior empregados pela Eletrobras. Uma análise deste caso específico, à luz
das principais teorias de internacionalização e de tipologias de multinacionais de
países emergentes, contribui para um melhor entendimento do fenômeno de
internacionalização de empresas de países emergentes.
Resumo
[en] Some emerging countries have stood out with strong companies presence in
foreign markets, competing head-to-head in sectors traditionally dominated before
by multinationals from developed economies. The present study describes and
analyzes the characteristics of the internationalization of Eletrobras, a particular
case of a state owned company that competes in a regulated sector. Based on
interviews with company executives and secondary data, the study outlines the
motivations for internationalization, the criteria for selecting countries and entry
modes used by Eletrobras. The analysis of this specific case, through the lenses of
the major theories of internationalization and typologies of multinationals from
emerging countries, contributes to a better understanding of the phenomenon of
internationalization of companies from emerging countries.
Orientador(es)
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
Banca
JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO
Banca
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
Banca
RENATO DOURADO COTTA DE MELLO
Catalogação
2012-08-30
Apresentação
2012-04-09
Tipo
[pt] TEXTO
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Formato
application/pdf
Idioma(s)
PORTUGUÊS
Referência [pt]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20284@1
Referência [en]
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20284@2
Referência DOI
https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20284
Arquivos do conteúdo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF CAPÍTULO 1 PDF CAPÍTULO 2 PDF CAPÍTULO 3 PDF CAPÍTULO 4 PDF CAPÍTULO 5 PDF CAPÍTULO 6 PDF REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE PDF